PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JULIO CESAR DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIO CESAR DE OLIVEIRA SANTOS
DATA : 31/01/2022
LOCAL: Online

“A UNIVERSIDADE É PRA CABER QUEM?” Democratização, cidadanização e subjetivação nas trajetórias de estudantes LGBTI+ na Educação Superior.

educação superior; pessoas LGBTI+; gênero; sexualidade; democratização; cidadanização; subjetivação

Esta tese de doutorado busca contribuir para a compreensão dos processos políticos recentes em torno da chamada “democratização” da Educação Superior e seus enlaçamentos com o conflituoso trajeto de “cidadanização” das “pessoas LGBTI+” ou de constituição dessa população enquanto “sujeitos de direitos” no Brasil. Centra-se em analisar como esses processos políticos e formas de subjetivação se perfazem através de narrativas de estudantes LGBTI+ que ingressaram na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos últimos anos. Para isso, busquei: a) destacar as articulações entre os processos de “cidadanização” da “população LGBTI+” e de “democratização” da Educação Superior no Brasil; b) entender como estudantes LGBTI+ colocam em movimento diferentes formas de produção da diferença e fluxos identitários nessas tramas políticas, nos cruzamentos entre distintos eixos de diferenciação social, como gênero, sexualidade, classe, racialização e territorialização; c) compreender como as reivindicações de modos de existência política na universidade, assumindo múltiplas formas corporais, imaginativas e estéticas, criam configurações plurais de agência que transformam o cotidiano curricular e as experiências mediadas por ele; d) analisar como essas existências também engendram e deslocam sentidos sobre a universidade, e assim disputam a materialização de seus espaços. Focalizo, portanto, em processos de produção de sujeitos, relações, repertórios e atuações políticas com e através da universidade.

Externo à Instituição - ROBSON DA COSTA DE SOUZA
Externo à Instituição - ALICE RIBEIRO CASIMIRO LOPES - UERJ
Interna - 2331197 - ANNA LUIZA ARAUJO RAMOS MARTINS DE OLIVEIRA
Interna - 3331743 - KARINA MIRIAN DA CRUZ VALENCA ALVES