PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA CLEIDE DA SILVA

DISCENTE : ANA CLEIDE DA SILVA
DATA : 16/12/2021
LOCAL: Online

A morte e o morrer: significados e implicações no viver de servidores da UFPE – um olhar integral à luz da formação humana

Morte. Morrer. Formação Humana. Multidimensionalidade

O fenômeno da morte é a certeza da vida, contudo, a morte ainda é um assunto tabu. O caráter reflexivo acerca da finitude apresenta-se escasso em muitos espaços sociais e educativos. A morte e o morrer é uma temática que tem sido discutida no meio acadêmico, em geral, no campo da saúde. Portanto, na área da educação a discussão ainda carece de maior de ampliação. A realização dessa pesquisa na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE tem como objetivo principal compreender como os significados e as implicações da morte e do morrer influenciam na vida de servidores da UFPE. Pretendendo, como objetivos específicos investigar as estratégias de enfrentamento da morte e do morrer desenvolvidas por servidores da UFPE e discutir a educação para a morte no processo de formação humana de servidores da UFPE. A formação humana numa perspectiva integral do ser é a abordagem adotada nesse estudo, sendo a educação para a morte considerada como parte desse processo formativo. A trajetória metodológica escolhida é do tipo qualitativa, a estratégia é o estudo de caso, os instrumentos para recolha dos dados são a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. A análise dos resultados está orientada na análise de conteúdo, especificamente a análise temática. Os resultados foram analisados a partir de três categorias: significados e sentidos da morte; enfrentamentos da morte e o humano em constante processo de formação. Os achados apontam para significados que vão desde a crença na vida após a morte até a certeza de que com a morte tudo se acaba. A maioria dos entrevistados não possui uma estratégia para lidar com a morte, muitas vezes, pela não reflexão quanto à finitude. Apontaram também que não possuem uma educação para a morte, embora acreditem na importância e na necessidade de que possamos tê-la nos espaço formativos. Por fim, a visão da morte e do morrer no sentido integral à luz da formação humana é um caminho a ser percorrido, não tendo sido, portanto, encontrado na análise dos resultados.

Interno - 1728197 - AURINO LIMA FERREIRA
Interna - 507.644.624-15 - EUGÊNIA DE PAULA BENÍCIO CORDEIRO - IFPE
Externa ao Programa - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Presidente - 2560141 - MARIA SANDRA MONTENEGRO SILVA