PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA PAULA LOURENÇO DE SÁ

DISCENTE : ANA PAULA LOURENÇO DE SÁ
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Online

Formação continuada no âmbito do trabalho docente e sua (in)visibilidade em pesquisas educacionais vinculadas a programas de pós-graduação em educação da UFPE

Formação continuada. Trabalho docente. Pós-graduação em educação. Meta-análise. UFPE.

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os sentidos atribuídos a processos formativos de professores expressos em pesquisas realizadas entre os anos 2000 e 2020, vinculadas a programas de Pós-Graduação em Educação ofertados pela Universidade Federal de Pernambuco. Caracterizada como pesquisa qualitativa de cunho meta-analítico, buscou evidenciar conceitos de Formação Continuada de Professores presentes nas dissertações e teses produzidas nos programas de Pós-Graduação em Educação, situado no Centro de Educação (Campus Recife), e nos programas de Pós-graduação em Educação Contemporânea e Pós-graduação em Educação, Ciências e Matemática, situados no Centro Acadêmico do Agreste (Campus Caruaru). Buscou também identificar, nas pesquisas educacionais que compuseram o corpus de análise, qual o lugar de visibilidade é ofertado para as práticas formativas entre professores realizadas no cotidiano do trabalho docente, analisando a relevância dada por tais pesquisas a práticas reflexivas vivenciadas no cotidiano do trabalho docente. Para tanto, utilizou a Análise de Conteúdo Categorial (BARDIN, 1995) para organização, tratamento e análise dos dados presentes nas pesquisas e teve como referencial teórico sobre formação de professores Nóvoa (1999), Aguiar (2010), Alarcão (2011) e Souza (2012). Os achados apontaram para o reconhecimento da formação continuada como momento importante do desenvolvimento profissional docente, com impacto sobre as práticas pedagógicas e a subjetividade docente, corroborando o que dizem teóricos da formação. Sobre as práticas formativas, também ganha destaque o desejo por momentos de formação que considerem o cotidiano docente e os problemas reais vivenciados no exercício profissional. Apesar disso, há poucos relatos de docentes colaboradores sobre práticas reflexivas como instrumental efetivamente vivenciado em seu cotidiano formativo, menos ainda, para práticas vivenciadas entre pares.

Interno - 1130857 - JOSE BATISTA NETO
Presidente - 2205422 - MARIA DA CONCEICAO CARRILHO DE AGUIAR
Externa à Instituição - RENATA DA COSTA LIMA
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 13:51