PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LAILA FARIAS DE ARAUJO

DISCENTE : LAILA FARIAS DE ARAUJO
DATA : 19/11/2021
LOCAL: Online

ENTRE O DITO E O VIVIDO: (AUTO)FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA ADVOGADA MÉRCIA DE ALBUQUERQUE FERREIRA (1934-2003)

(auto)formação; Direitos humanos; Mércia de Albuquerque Ferreira; preso/as político/as; história da educação; regime civil militar.

Esta dissertação é fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental que teve o intuito de apresentar a trajetória formativa de Mércia de Albuquerque Ferreira (1934-2003) que perpassou por regimes políticos autoritários. Considerou-se de maneira mais direta o regime civil militar (1964-1978) e a atuação da personagem enquanto advogada de presos/as políticos/as. As questões que envolveram a problemática da pesquisa estão atreladas às minhas inquietações sobre a história das mulheres e às características profissionais de Mércia de Albuquerque e foram assim postas: Como ser mulher, profissional e ter atuação destacada em regime político autoritário? Quais foram os elementos que ela teve que arregimentar para ter destaque na carreira e para conseguir aquilo que ela almejou? Quais características a forjaram? A hipótese de trabalho associa o fato de que houve uma abertura social, educacional e também política para que ela fosse formada, mas que a atuação, escolhas e credibilidade em seu meio é fruto de características pessoais e autoformativas. Para o estudo foi tomado como objeto de análise a trajetória (auto)formativa de Mércia de Albuquerque tendo por objetivo geral compreender o fazer-se profissional na atuação e promoção dos direitos humanos da personagem pesquisada. Para tanto, foram objetivos específicos: interpretar a (auto)narrativa da mulher no processo histórico, na educação e na política; mapear a trajetória formativa de Mércia de Albuquerque e analisar sua atuação profissional no campo do Direito e da política no regime civil militar. O referencial teórico esteve embasado em Michelle Perrot (2020) e Georges Duby (1987; 1993) que contribuem para a abordagem e tessitura da história das mulheres e François Dosse (2015) que auxiliou na ótica dos estudos biográficos e seus aspectos sociais. A metodologia associou a pesquisa bibliográfica, documental e a metodologia da História Oral e por meio de fontes como documentos escolares; reforma educacional; egodocumentos, como fotos, cartas, discursos, bilhetes e entrevistas com contemporâneos foi possível .entender o percurso formativo da advogada que consorciou educação familiar e educação escolar institucionalizada com os aprendizados advindos da sua rede de relacionamentos e das suas próprias experiências de trabalho no campo dos direitos humanos.

Externa à Instituição - LIA MACHADO FIUZA FIALHO
Interna - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Presidente - 3101060 - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 20:09