PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IRENE KESSIA DAS MERCES DO NASCIMENTO

DISCENTE : IRENE KESSIA DAS MERCES DO NASCIMENTO
DATA : 27/11/2021
LOCAL: Online

HISTÓRIAS DO POVO NEGRO CONTADAS NA ESCOLA

Educação das relações étnico raciais; Diretrizes Curriculares para educação das relações étnicos raciais; Lei 10.639/03; História do Povo Negro; afrocentricidade.

Esta pesquisa, a nível de dissertação, intitulada Histórias do povo negro contadas nas escolas, teve como objetivo: analisar como a obrigatoriedade da Lei nº 10.639/2003 está presente nas histórias contadas sobre o povo negro em uma escola da Rede Municipal de Paulista/PE, em que se buscou trazer à tona o seguinte problema: considerando a Lei nº 10.639/2003, que histórias sobre o povo negro são contadas nas escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Paulista? Como hipótese, refletimos que tal abordagem possibilitará aos/às estudantes negros/as perceberem e conhecerem o seu protagonismo de sua ancestralidade a partir da construção de sua identidade negra, afirmando, assim, o que está proposto na Lei 10.639/2003, que contribui para afirmação da cultura africana e afro-brasileira dentro das escolas. Essa pesquisa é caracterizada como qualitativa, tendo, como instrumento de coleta de dados, o questionário para delimitar os/as sujeitos/as e a entrevista semiestruturada tendo como aporte metodológico a história oral definida por Alberti (2005). O marco teórico dessa pesquisa é a Teoria da Afrocentricidade, defendida por Molefi Kete Asante (2014), direcionada nos conceitos da centralidade/marginalidade, localização psicológica, cultural e social, e agência. Os resultados dessa apontaram que as histórias do povo negro contadas na escolas ocorrem de forma tímida e silenciada, numa tentativa de cumprir a Lei 10.639/03, necessitando que se ampliem os conteúdos relacionados à temática afro. Os dados dessa pesquisa também apontaram que muitos/as alunos/as negros/as sofrem preconceitos por conta de sua cor/raça, numa situação marginalizada de sua identidade negra.

Externa à Instituição - CÍCERA NUNES
Externa ao Programa - 1195390 - MARCIA REGINA BARBOSA
Presidente - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Notícia cadastrada em: 05/11/2021 09:41