PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DAFINE LEMOS DA COSTA BORBA

DISCENTE : DAFINE LEMOS DA COSTA BORBA
DATA : 10/09/2021
LOCAL: Online

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: O que aponta o contexto da prática sobre a inclusão de Estudantes com deficiência

Política Educacional. Educação Superior. Núcleo de Acessibilidade. Inclusão. Estudantes com deficiência.

O papel transformador que as universidades exercem na sociedade nos faz refletir a respeito das pessoas que já estão inseridas nas mesmas e as que ainda precisam ser inclusas visando diminuir as desigualdades existentes. Percebendo isto, podemos inferir que são necessárias políticas que visem garantir o acesso e a permanência com qualidade de todos, incluindo os Estudantes com deficiência, foco dos nossos estudos. Neste contexto, a Universidade Federal de Pernambuco, nosso campo de estudo, já vem sinalizando para a existência de políticas institucionais na perspectiva da inclusão voltada para atender o Ecd, através de ações como a institucionalização do Núcleo de Acessibilidade e a Política de Cotas para Ecd, além de já existir um número significativo de Ecd na instituição. Compreendendo a importância do Núcleo de Acessibilidade nesse processo de inclusão, podemos delinear alguns questionamentos que tendem ser esclarecidos por meio desta investigação: Como o processo de criação e implementação do Núcleo de Acessibilidade ocorreu no âmbito da UFPE? E quais os efeitos desta política no contexto da prática na instituição? Pensando isso, este estudo tem por finalidade analisar a trajetória do Núcleo de Acessibilidade/UFPE enquanto política institucional de inclusão, com um olhar voltado para a inclusão de Estudantes com deficiência na UFPE. Para tanto, precisaremos identificar os movimentos, nas esferas internacionais, nacionais e locais, que influenciaram a criação do Núcleo; analisar o contexto de produção do Núcleo a partir dos documentos legais e da documentação específica; e analisar os efeitos no contexto da prática das ações implementadas pelo Núcleo Central e os Setoriais voltadas aos Estudantes com deficiência. Como abordagem teórico-metodológica, utilizaremos o “Ciclo contínuo de Políticas” de BALL et al. (1992), pois através dele é possível perceber a complexa trajetória das políticas nos permitindo verificar como uma determinada política foi construída, quais as influências que sofreu, como elas estão sendo implementadas na prática e os seus efeitos no campo em que está inserida. Com base nesta abordagem, a coleta de dados se dará por meio de análise documental e a realização de entrevistas com aqueles que contribuíram em alguma etapa da trajetória do NACE e com os usuários das ações realizadas pelo NACE na UFPE, nomeadamente os Ecd. E para a análise dos dados, utilizaremos a análise crítica do discurso de Norman Fairclough, como forma de perceber os discursos e contextos em que esta política de inclusão foi criada e está sendo implementada na UFPE.

Presidente - 3435525 - ANA LUCIA BORBA DE ARRUDA
Interno - 2517180 - EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
Externa ao Programa - 2331660 - MARIA ZELIA DE SANTANA
Notícia cadastrada em: 04/09/2021 14:27