PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VLADIMIR FELIX DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VLADIMIR FELIX DA SILVA
DATA : 08/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Projeto Socioeducativo e Inclusão Educacional: O Espaço Criança Esperança de Jaboatão dos Guararapes - PE


PALAVRAS-CHAVES:

Terceiro Setor. Educação Não-Formal. Projetos Socioeducativos. Inclusão Educacional.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

O presente trabalho está inserido no campo que trata da relação entre educação e desigualdades educacionais. Nesse sentido, parte de uma inquietação enquanto educador a respeito do processo educativo de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A presença de instituições de educação não-formal e projetos socioeducativos vem aumentando consideravelmente. Compreendendo que a atuação de tais espaços é permeada de contradições entre a atuação do Estado e da Sociedade Civil no campo da educação, nossa questão central está direcionada da seguinte maneira: Quais as repercussões do projeto socioeducativo da “ação” Espaço Criança Esperança na perspectiva do enfrentamento das desigualdades (educacionais), segundo a percepção dos atores envolvidos? A partir dessa problemática, nosso objetivo foi analisar as possíveis contribuições do projeto socioeducativo da “ação” Espaço Criança Esperança de Jaboatão dos Guararapes –PE no enfrentamento das desigualdades (educacionais). De forma breve, fizemos uma discussão teórica acerca das seguintes categorias: Estado, Terceiro Setor, Educação Não-Formal, Projetos Socioeducativos e Inclusão Educacional. Em relação as estratégias de investigação, fizemos um levantamento bibliográfico acerca do ECEJ, bem como utilizamos documentos norteadores e realizamos entrevistas com os educadores de modo a inferir as categorias empíricas para discutir com a literatura utilizada. Para tratamento dos dados utilizamos a análise de conteúdo (Bardin (1977). Vale salientar que se trata de uma pesquisa de caráter qualitativa, na qual metodologicamente tivemos como referência os seguintes autores Minayo (2000), Trivinos (1987), Chizzotti (2003), Zanten (2004), Mazzotti (2004), Ludke e Andre (1986), Bardin (1977), entre outros. Concluímos que as práticas desenvolvidas na instituição contribuem para a vida dos educandos, de forma individual, no entanto, para concretizar o enfrentamento às desigualdades educacionais é necessário a implementação de políticas públicas de modo a ampliar e garantir o acesso a educação de qualidade em consonância com as condições materiais de existência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3435525 - ANA LUCIA BORBA DE ARRUDA
Interno - 2517180 - EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
Externa à Instituição - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES - UFPB
Notícia cadastrada em: 04/09/2021 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03