PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MELKA ROBERTA GUEDES DE LIRA E PINTO

DISCENTE : MELKA ROBERTA GUEDES DE LIRA E PINTO
DATA : 10/09/2021
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO

GESTÃO DAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS DA UFPE

Gestão universitária; Residências Multiprofissionais em Saúde; UFPE

As Residências Multiprofissionais em Saúde são uma modalidade de pós-graduação lato sensu que têm como principal característica o processo de formação de ensino-serviço, na perspectiva da interdisciplinaridade para a prática do cuidado. Nos propomos com este estudo, de abordagem qualitativa, a discorrer sobre a gestão de três Programas de Residências Multiprofissionais da Universidade Federal de Pernambuco, através das seguintes análises: 1) o perfil dos gestores e suas respectivas contribuições para o funcionamento dos Programas; 2) os processos de tomada de decisão (consultivos e deliberativos); 3) as dimensões administrativas e acadêmico-pedagógicas. Para tanto, buscamos os dados por meio de entrevistas abertas, realizadas com o conjunto de oito

(08)   representações,   ligados   direta   e   indiretamente   aos   Programas,   diante   da

interinstitucionalidade entre academia e governos, os quais foram analisados usando conceitos teóricos da gestão universitária e os marcos regulatórios nacionais das

Residências Multiprofissionais como referências. Entre os achados, foi possível constatar que a universidade precisa dispor de recursos que promovam a qualificação destes profissionais para atuarem nas esferas de gestão, visto que os docentes que desempenham tais funções, ao longo da formação inicial e permanente, possuem preparo mais voltado para o exercício de ensinar e pesquisar. Apesar de relatos de intentos comprometidos e de desejo de valorização da modalidade, o esforço para atender as demandas que os cargos de gestão exigem, requer apoio institucional para constituir as habilidades, conhecimentos e procedimentos inerentes para o exercicio de liderança, articulação e gestão de pessoas e processos de trabalho, estudo. Sobre os espaços de consulta e decisão, pudemos apreender que cada Programa dispõe além do colegiado, que possui membros de todas as instituições e segmentos, em número não equitativo. Além disto, promovem espaço interno que compõe as atividades teórico-práticas, com finalidades pedagógicas que acabam funcionando como um lócus importante de fala, escuta e proposições sobre questões variadas das Residências, especialmente prestando grande contribuição à organização dos Programas. As questões administrativas dos três Programas pouco apresentaram semelhanças, com particularidades de algum modo defendidas, já que estão vinculadas a setores diferentes da universidade, como Hospital das Clínicas e Centros Acadêmicos e de redes de saúde municipais distintas, o que ocasiona usufruto de estruturas diferentes. Diante do exposto, reforçamos que dada a importância das Residências para a formação de profissionais para implantação de modelo de gestão que reoriente práticas de saúde da realidade, em beneficio da população e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, é urgente a necessidade de investimentos permanentes do Ministério da Educação e da Saúde, para melhores condições de funcionamento. Do mesmo modo, faz-se necessário a adoção de medidas municipais para maior acolhimento da proposta que matricia e presta assistência à saúde e de políticas institucionais da UFPE, de valorização e reconhecimento de suas experiências. Afinal, como proposta intersetorial, de educação e saúde, todos os entes para difundir as Residências Multiprofissionais, devem potencializar os Programas já existentes, devido ao grande potencial que têm em si de transformar significativamente e melhorar os serviços de saúde e o aperfeiçoamento dos trabalhadores.

Presidente - 1171268 - ALFREDO MACEDO GOMES
Interno - 1730894 - VILDE GOMES DE MENEZES
Externo à Instituição - PAULETTE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - Fiocruz - PE
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 20:59