PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THAYANNE GUILHERME CALIXTO

DISCENTE : THAYANNE GUILHERME CALIXTO
DATA : 31/08/2021
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO

FEMINISMO, CIÊNCIA E REVOLUÇÃO: NARRATIVAS DE PROFESSORAS ATIVISTAS DO FÓRUM DE MULHERES EM LUTA DA UFPB

Narrativas. Docência. Movimento Feminista. Fórum de Mulheres em Luta da UFPB

Este estudo dedica-se à experiência de narrar a história de três professoras ativistas do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB, refletindo sobre os atravessamentos do feminismo na trajetória pessoal e profissional das docentes. O Fórum de Mulheres nasce juntamente com a Greve Internacional das mulheres em 2017, que impulsionou discentes, docentes, técnicas-administrativas e mulheres que convivem na UFPB a se organizarem coletivamente. Para realização desta pesquisa utilizou-se a entrevista narrativa, através de vídeos-chamada pela plataforma virtual Google meet, em razão da pandemia da COVID-19, assim os encontros aconteceram entre os meses de novembro de 2020 a janeiro de 2021. Como fruto das narrativas, a pesquisa teve como elementos principais de discussão: Mulheres na universidade; Movimento Feminista na universidade; e Política de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher na UFPB. Com isso, o capítulo intitulado “Feminismo e Docência nas Pesquisas Científicas” apresenta os estudos realizados nos últimos anos sobre temas ligados a esta pesquisa e o capítulo “Feminismo e Docência no Contexto Universitário” se debruça sobre as narrativas das professoras, na tentativa de contá-las, realizando incursões analíticas. Como principais achados, têm-se o atravessamento do feminismo na trajetória das professoras que passam a se organizar coletivamente no contexto universitário, a criação do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB e do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (CoMu), sob a Resolução 26/2018. Por fim, a experiência de narrar esteve presente em todo o estudo, seja sobre as histórias das professoras, como por meio de fragmentos da minha própria história, reafirmando que o pessoal é político.

Interna - 2331197 - ANNA LUIZA ARAUJO RAMOS MARTINS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - JEANE FÉLIX DA SILVA - UFAL
Presidente - 3331743 - KARINA MIRIAN DA CRUZ VALENCA ALVES
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 16:11