LITERACIA PARA PUBLICIDADE ANTIRRACISTA: para a audiência branca compreender e aceitar a inclusão dos
negros nas narrativas de marcas.
Publicidade. Consumo. Racismo. Antirracismo.
Compreender o papel da publicidade na manutenção e exploração do racismo na sociedade brasileira é fundamental para a evolução da atividade. Para que qualquer área avance, é significativo lidar com seus erros e chagas e a publicidade pouco faz esse exercício de reconhecimento. A partir da hipótese de que tal atividade é eminentemente racista, este trabalho investiga como o percurso histórico dos significados de consumo vem influenciando a publicidade a assumir, adotar e abraçar causas identitárias das mais diversas, especificamente para nosso estudo, o antirracismo. Ao estudarmos a fase contemporânea do capitalismo, bastante ancorada nos ideais neoliberais, buscamos demonstrar a relação entre as políticas de responsabilidade social, publicidade de causa e a adoção, por parte das marcas, de posicionamentos socialmente desejáveis para o público consumidor. Assim, caminhase para o entendimento do combate ao racismo por parte de marcas que se reconhecem e anunciam como antirracistas, o que parece contraditório em uma sociedade estruturalmente racista. Pensar uma publicidade antirracista quando ela sequer deixou de ser racista é a proposição deste trabalho, partindo da análise de grandes marcas que assim se posicionam, comparando suas comunicações publicitárias, discursos oficiais e práticas mercadológicas.