PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADNA DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADNA DA SILVA RODRIGUES
DATA : 24/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

A Voz da Lama: o protagonismo de uma rádio comunitária no combate ao coronavírus.


PALAVRAS-CHAVES:

rádio comunitária; comunicação comunitária; coronavírus; comunidade; Pina.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

O bairro do Pina, periferia Sul do Recife (PE), contrasta em sua paisagem arranha-céus de luxo e casas  flutuantes à beira da bacia que leva o mesmo nome. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, o bairro, que possui um dos menores índices de água encanada e coleta de lixo da cidade, teve um novo problema adicionado a uma longa lista já existente: o aumento na taxa de mortalidade na localidade. Foram mais de 100 entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de morte e de falta de políticas públicas, o Pina viu nascer a Rádio de Andada A Voz da Lama, rádio comunitária em atividade na Comunidade do Bode, que desde julho de 2020 se propôs a atuar onde a comunicação governamental não estava chegando. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho é compreender as estratégias de comunicação utilizadas pela rádio, em um trabalho conjunto com a comunidade pela sobrevivência à ameaça do vírus. Por meio da realização de observação participante, entrevistas livres, semiestruturadas e análise de conteúdo, buscamos responder à pergunta de pesquisa, que é: qual a singularidade da rádio A Voz da Lama em comunicar o surgimento de uma pandemia às comunidades de contextos populares, em um momento de crise sanitária e de informação? Em um momento de incertezas, descaso do Governo Federal, notícias falsas e de uma comunicação comercial ineficiente com relação à prevenção da Covid-19, os moradores do Bode foram protagonistas e também impactados por ações integradas e acessíveis de uma comunicação pedagógica não formal e assistencial. É que a rádio de perfil ambulante passou a se deslocar pelos becos e pela bacia do rio até seus ouvintes, via bicicleta e barco de som, mas não é este seu único diferencial. Além da geração de renda por meio do aluguel dos barcos de pescadores locais para distribuição dos conteúdos em um momento de instabilidade financeira, a rádio ainda promoveu ações educativas porta a porta, através do uso de megafone, distribuição de panfletos e colagem de lambes, atingindo um público além do que consumia seus conteúdos. Embora reconheça que A Voz da Lama “não mudou o mundo da comunicação”, como bem ressalta o fundador da Livroteca e do veículo ambulante Kcal Gomes (2022, em entrevista à pesquisadora), seria equivocado ignorar as contribuições ao nicho que a rádio se propôs atingir, a parte mais “de dentro” do bairro.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3227594 - CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE MELO
Presidente - 2447602 - GIOVANA BORGES MESQUITA
Externa à Instituição - PATRÍCIA MONTEIRO CRUZ MENDES - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 11:22
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