O tensionamento entre o público e o privado na mídia brasileira: sistemas de mídia, telejornalismo e a democratização da comunicação
Público. Privado. Jornalismo. Comunicação Brasileira. Narrativa.
Público e privado sempre foram âmbitos difíceis de delimitar, principalmente na história da mídia no Brasil. Em meio à constante confusão neste campo, o nosso esforço pretende contribuir para o estado da arte no debate dessa fronteira que esconde jogos de poder e más interpretações, circunstância que repercute na custosa tarefa de viabilizar a democratização deste setor tão relevante para a manutenção da cidadania. Percebendo esses desencontros, a inquietação que moveu a tese foi a de identificar como se estabelece o privado e o público na comunicação brasileira, em especial, refletida no conteúdo jornalístico produzido pelas emissoras. Certamente, este é um ponto que desperta a busca em perceber, diante das possíveis limitações e distorções, como cumprir o papel ideal democrático da comunicação. Defendemos que a democracia passa diretamente pelo jornalismo (GANS, 2003; PARK, 2008), reconhecendo seu papel na mediação de discussões na sociedade e sua capacidade de influência central e estratégica na definição da interpretação que vai prevalecer sobre a realidade. Por isso, também é propósito evidenciar que, diante do debate de regulamentação da comunicação, é preciso necessariamente prever instruções no fazer jornalístico dos veículos de comunicação. Para tanto, nosso percurso buscou inicialmente discutir sobre as dimensões do que significa o público e o privado, com suas caracterizações históricas, além de uma reflexão sobre como a comunicação se estabeleceu entre grupos que perpetuam seu poder em diferentes áreas em nosso país. O esforço da pesquisa chega à metodologia da análise da narrativa jornalística (MOTTA, 2008; 2017) dos telejornais noturnos das duas principais emissoras privada e pública brasileiras: o Jornal Nacional, da TV Globo, e o Repórter Brasil, da TV Brasil, a fim de perceber os tensionamentos entre os dois setores de comunicação, bem como essa tensão espelhada no discurso jornalístico de cada emissora, a respeito da cobertura que fizeram sobre a pandemia de covid-19 no Brasil, tema atual e que envolve forte embate político.