A presença de cantoras virtuais no mainstream pop internacional: um estudo
sobre processos de avatarização na música popular massiva a partir dos corpos e performances de Hatsune Miku e Lil Miquela
cultura pop; música; performance; cantoras virtuais; avatarização.
A presente pesquisa objetiva investigar os conceitos de avatar e avatarização na atualidade, a partir da esfera digital, no contexto da Comunicação e dos Estudos de Performance. Nesse sentido, problematizamos deslocamentos e recontextualizações de seres humanos e virtuais, no âmbito do mainstream pop internacional, considerando os processos de síntese simbólica do ser implicados e buscando compreender em que medida eles são condição para atos performáticos. Inicialmente, realizamos uma retrospectiva histórica do termo avatar, que remonta à narrativa teológica hinduísta, e da performance social que chamamos de avatarização. Aprofundando a discussão, procedemos ao estudo das cantoras virtuais Lil Miquela e Hatsune Miku, através de ferramentas teórico-metodológicas fornecidas pelos estudos de roteiros e dramas performáticos, na esteira do pensamento de Diana Taylor, Thiago Soares, Adriana Amaral e Beatriz Polivanov. Começamos, então, a delinear uma possibilidade analítica de fenômenos comunicacionais baseada no que nomeamos de perspectiva da avatarização. Como primeiros resultados,
observamos que o esforço de coerência expressiva aparece como um importante recurso do storytelling corporativo materializado nas cantoras virtuais, vide a narrativa da mestiçagem em Lil Miquela, a qual se baseia em processos estratégicos de apropriação de estéticas e corpos afro-diaspóricos. Por meio de Hatsune Miku, a pesquisa revela ainda o papel decisivo da lógica da plataformização na indústria musical, bem como indica a consolidação de novas corporeidades definidas pelo digital na cultura globalizada contemporânea.