PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ISADORA MENESES RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISADORA MENESES RODRIGUES
DATA : 12/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet (Pandemia Covid19)
TÍTULO:

INTERIORIDADE VIRADA DO AVESSO: um estudo genealógico das imagens-neuro do cinema contemporâneo.


PALAVRAS-CHAVES:

Imagem-neuro. Sujeito cerebral. Corpo e subjetividade. Cinema contemporâneo. História do cinema.


PÁGINAS: 213
RESUMO:

A tese investiga certa tendência do cinema contemporâneo de formar paisagens mentais por meio de referências ao cérebro dos personagens, estruturando o regime das imagens-neuro (PISTERS, 2012). Desconfiando do diagnóstico que trata esse fenômeno como um efeito do cruzamento da neurociência com o atual ecossistema de mídias digitais, a pesquisa quer saber quais outras forças tornaram possível a emergência desse modo de subjetivação somático nos filmes recentes. Auxiliados pela pesquisa de Fernando Vidal e Francisco Ortega (2019) sobre o sujeito cerebral, pelos estudo de Jonathan Crary (2012) sobre o nascimento do observador corporificado, e nos valendo do método genealógico de Michel Foucault (1998), partimos do pressuposto de que a ascensão das imagens-neuro dependeu da construção histórica da função ontológica do cérebro, em que o órgão deixou de ser visto apenas como uma parte do corpo e passou a ser reconhecido como o reduto fisiológico da identidade pessoal. Em nossa análise, mostramos como o próprio cinema foi um instrumento na conformação desse saber cerebral sobre a pessoa humana, tendo feito isso por meio da articulação de três figuras fílmicas ao longo de todo o século XX:o rosto nervoso, que encarna o pensamento dos personagens; a topografia neuroanatômica, em que paisagens mentais são formadas mediante o reconhecimento das habilidades espaciais do órgão; e o cérebro-máquina, em que a intromissão tecnológica na carne cerebral permite a externalização e reprogramação da mente. Embora o nosso quadro referencial de análise seja composto por 171 filmes, a tese destaca três obras no exame de cada uma dessas figuras: La Glace à trois face (1927, Jean Epstein), Je t’aime je t’aime (1968, Alain Resnais) e Possessor (2020, Brandon Cronenberg). Ao apontar isso, não pretendemos defender que os filmes articulam, necessariamente, uma visão redutora do sujeito, mas que o cerebralismo está sempre em jogo nas imagens-neuro.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Maria Cristina Franco Ferraz - UFRJ
Interna - 1134091 - ANGELA FREIRE PRYSTHON
Interno - 1189721 - EDUARDO DUARTE GOMES DA SILVA
Externa à Instituição - LAURA LOGUERCIO CANEPA - UAM
Presidente - 1670247 - RODRIGO OCTAVIO D AZEVEDO CARREIRO
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 19:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11