PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FLAVIA GONCALVES DE MOURA ESTEVAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA GONCALVES DE MOURA ESTEVAO
DATA : 13/04/2022
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet (Pandemia Covid19)

Quem é o jovem consumidor fã da telenovela brasileira? Estudo sobre motivações, performances e práticas de consumo.

Consumo, Jovens fãs, Telenovela, Recepção

Essa tese é o resultado de uma investigação que pôde alargar a caracterização do fã jovem de telenovela a partir de um estudo de recepção, categorizando e interpretando os relatos de brasileiros, entre 15 e 35 anos, sobre seus relacionamentos com o produto cultural. O objetivo geral foi apresentar uma noção sobre esse segmento de consumidor, mapeando e vinculando, de modo original, condições contextuais (circunstâncias demográficas, capital social, cultural e simbólico), suas motivações e modos de exposição (performances – intensidade, seletividade, meios, compromisso - e práticas) nos usos do produto. A hipótese principal, extrapolando estereótipos de idolatria, é a de que fãs de telenovela apresentam aspectos comportamentais que não estão sendo previstos ou analisados em toda sua especificidade, para além das suas práticas, principalmente online, como modo de defini-los. No percurso metodológico, através de uma amostra não probabilística de onze entrevistados, entre homens e mulheres de diversas cidades brasileiras, foi traçado um estudo qualitativo, sem a pretensão de uma concepção genérica, mas sim, particular, detalhada e sob uma exploração mais aprofundada. Para tanto, houve a união de métodos quanti e qualitativos, tais como: uma pesquisa de recrutamento, entrevistas em profundidade e análise de conteúdo como ferramentas de encadeamento pertinentes da análise e consistência na proposta de uma apresentação do jovem fã da telenovela brasileira. Na interpretação das razões de consumo de telenovela, foi utilizada a percepção do uso intencional do produto cultural, a partir da perspectiva epistemológica da teoria dos “Usos e Gratificações”, desenvolvida sob os estudos de Mcquail et al. (1972) e Blumler (1979). Para pensar a relação contínua entre o jovem fã e essa narrativa ficcional televisiva, escolhendo se expor ao produto cultural por uma dada razão, numa determinada circunstância pessoal, social e cultural e sob uma avaliação da expectativa satisfeita, foi acionado o comportamento pela ótica do consumo epistemologicamente desenvolvido como agente sociocultural. Como comprovação, foram descritos indicadores motivacionais, repertórios culturais particulares e coletivos, valores e crenças, interações e performances de consumo que puderam aprofundar detalhes sobre a afetividade, as trocas sociais e atitudes que dão outro contorno aos jovens fãs de telenovela. É um consumo potente e suas práticas e níveis participativos com as ofertas midiáticas, ainda mais por meios digitais, são apenas uma parte, uma porção dos efeitos e não a raiz de todo conjunto que caracteriza e pode definir esse segmento de consumidor.

Externa à Instituição - ANA CIRNE PAES DE BARROS - IFRN
Externa à Instituição - CLAUDIA DA SILVA SANTOS - IFPE
Presidente - 1654570 - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA
Externa ao Programa - 3091536 - LIVIA VALENÇA DA SILVA FRANÇA