O CENÁRIO DA INFLUÊNCIA DIGITAL INFANTO-JUVENIL NO BRASIL: MAPEANDO INFLUENCIADORES MIRINS NO INSTAGRAM
Comunicação; Infância; Influenciadores Mirins; Instagram.
Esta pesquisa tem como objetivo mapear quem são os principais influenciadores mirins no Brasil e identificar padrões nos tipos de conteúdos que produzem. Para cumprir tal tarefa, realizou-se uma combinação metodológica. A primeira, de caráter netnográfico (KOZINETZ, 2014) e exploratório, coordenou o levantamento de dados feito a partir da lista “Os 1000 principais influenciadores do Instagram”, disponibilizada pelo site HypeAuditor. A segunda, baseada nos crivos da análise de conteúdo categorial inferida por Laurence Bardin (2011), conduziu a interpretação dos dados extraídos anteriormente. O arcabouço teórico utilizado fundamenta-se na influência digital mirim com base no espectro dos influenciadores digitais (KARHAWI, 2018; MENDES, 2020; PRIMO; MATOS; MONTEIRO, 2021), nos estudos sobre a sociologia da infância (QVORTRUP, 2010; CORSARO, 2011; MARCHI; SARMENTO, 2017), e na relação entre infância e mídia (BUCKINGHAM, 2007, 2012; TOMAZ, 2019; GUEDES, 2016) em convergência com o consumo (BUCKINGHAM, 2007, 2012; TOMAZ, 2019; GUEDES, 2016).