EXPERIENCIAR O SOM: Processos criativos e intenções estéticas do Coletivo Som em Pernambuco.
cinema, som, processos criativos, cultura sonora
Este trabalho propõe uma investigação sobre as intenções estéticas do
Coletivo Som em Pernambuco e como elaboram as sonoridades das
filmografias em que atuam. As análises partem dos rascunhos do fazer criativo - entrevistas, documentos e arquivos/projetos de software de edição - através da crítica de processos, proposta por Cecília Almeida Salles (2008), e destacando os padrões de intenções desses artistas através da crítica interferencial de Baxandall (2006). As relações criativas e metodológicas que surgem no decorrer da realização fílmica, as condições orçamentárias das produções e a forma que esses artistas lidam com as adversidades na elaboração dos projetos, são percebidos como fatores de grande relevância nas obras finalizadas. As análises a partir dessas condições são sustentadas pelo paradigma do problema/solução de Bordwell (2008). Além dos percursos da crítica genética, apresento o estreitamento entre a criação das sonoridades e a análise fílmica, a partir das sequências/cenas citadas pelos artistas.