OS CINEMAS NEGROS E A EDUCAÇÃO COM O AUDIOVISUAL, DO PENSAMENTO AFRICANO ÀS PERIFERIAS DO RECIFE
educação audiovisual, cinemas negros, pensamento africano
Esta pesquisa propõe um diálogo entre cineastas e filmes do cinema negro brasileiro e as trajetórias do cinema africano e afrodiaspórico anticoloniais, em busca de caminhos pedagógicos para o ensino do audiovisual à juventude negra nas periferias do Brasil. A principal hipótese é que a educação com o audiovisual nas periferias e comunidades de baixa renda do país, através da adoção de tais referências fílmicas, e por conseguinte, do pensamento africano e afrobrasileiro em seus métodos de ensino, pode ativar a produção de um imaginário preto insurgente. Para tanto, a educação será tratada como uma ação processual que está inteiramente relacionada à experiência de vida no chão da encruzilhada em que se encontram as culturas negras no mundo. Servirá como relato de experiência para a criação de uma metodologia antirracista, a trajetória e os métodos utilizados pelo coletivo Ficcionalizar, um grupo de estudos e realização de audiovisual nas periferias do Recife, metrópole localizada no nordeste do Brasil, existente desde 2016.