PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GÊSA KARLA MAIA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GÊSA KARLA MAIA CAVALCANTI
DATA : 28/03/2022
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet (Pandemia Covid19)

ESTUDANDO A TELENOVELA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL

EPISTEMOLOGIA, HISTÓRIA, PESQUISA, TELENOVELA

A proposta deste trabalho é entender como a telenovela tornou-se um objeto de estudo na área da Comunicação no Brasil, traçando um panorama que vai das primeiras pesquisas até 2021, cobrindo assim os 70 anos de exibição de produto do gênero em nosso país. Com base em entrevistas semiestruturadas e revisão de literatura, identificamos as principais correntes teóricas que influenciaram os trabalhos sobre a telenovela – Estudos Culturais, Estudos Feministas, Estudos de Recepção e Estudos sobre Convergência –, bem como apontamos os principais grupos e espaços de produção desses estudos, destacando, pelo impacto de sua atuação, o Observatório Ibero- americano de Ficção Televisiva - Obitel Brasil, o Grupo de Pesquisa de Ficção Seriada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM e o Grupo de Trabalho de Televisão da Associação Nacional de Programas de Pós-graduaçao em Comunicaçao – COMPÓS. Para identificar os caminhos adotados pelos pesquisadores de telenovela que circulam nesses três espaços, analisamos a sua produção científica (livros, artigos e anais), a partir de categorias temáticas propostas por Casetti e Chio (1997) para o estudo da televisão em geral, sem desconsiderar, no entanto, as particularidades do objeto de estudo e as determinações históricas do campo acadêmico brasileiro. Essa pesquisa de base bibliográfica e documental, com caráter quanti-qualitativo, nos permitiu observar quais interpretações têm sido favorecidas na análise sobre ou a partir da telenovela.

Externa à Instituição - MARIA CARMEM JACOB DE SOUZA - UFBA
Externa ao Programa - 3101190 - CECILIA ALMEIDA RODRIGUES LIMA
Interna - 3227594 - CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE MELO
Interna - 1654570 - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA