PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JAKELYNE DOS SANTOS BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAKELYNE DOS SANTOS BARBOSA
DATA : 17/02/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet (Pandemia Covid19)
TÍTULO:

COMUNICAÇÃO E CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE O K-POP COREANO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E NAS PRÁTICAS DE CONSUMO DOS FÃS PERNAMBUCANOS.


PALAVRAS-CHAVES:

K-pop; Consumo; Identidade; Afeto; Redes sociais digitais.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

O presente trabalho apresenta reflexões sobre a história da cultura pop sul- coreana e aponta os hábitos de consumo de jovens pernambucanos fãs de k- pop, gênero musical sul coreano, principal responsável pela Hallyu (railíu), ou Onda Coreana, que consiste na “exportação” de sua cultura para diversos países do mundo. Para além desse objetivo, dissertamos acerca da formação da identidade perpassada pela economia do afeto e do poder que ela exerce em suas vidas, diferenciando-os dos demais consumidores, numa nova lógica de negócio baseada no desejo. Sendo este, não só uma mera aquisição de um produto, mas sim a vontade de fazer parte de uma comunidade que, em sua maioria, supri os anseios de reconhecimento social e pertencimento. Por meio de entrevistas em profundidade com k-popers (fãs de k-pop), do estado de Pernambuco nos propomos a conhecer ainda mais a fundo quem é esse fã pernambucano que consome, não só produtos alusivos ao K-Pop, mas também a cultura sul-coreana em geral, assim como enfrenta o patriarcalismo estrutural, em seus principais núcleos de convívio, em prol de estar cada vez mais próximo dos seus ídolos. Com a pesquisa, descobriu-se, dentre outros, que as redes sociais digitais são as principais plataformas para a interação dos fãs entre si, com seus ídolos e com o k-pop como um todo, além de que o consumo de produtos se dá pelo afeto, sendo uma forma, não só de permanecerem em contato constante com o universo do k-pop, como também de se manterem equilibrados emocionalmente, repercutindo diretamente na sua formação identitária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654570 - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA
Externa à Instituição - MARCELA COSTA CARNEIRO DA CUNHA - UFRN
Interno - 1805696 - ROGERIO LUIZ COVALESKI
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 16:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04