PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PEDRO AUGUSTO SOUZA BEZERRA DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO AUGUSTO SOUZA BEZERRA DE MELO
DATA : 25/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet (Pandemia Covid19)
TÍTULO:

Found Foliage: impressões botânicas no cinema experimental


PALAVRAS-CHAVES:

cinema experimental; estética ecológica; cinema e ecologia


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Esta dissertação de caráter ensaístico vincula-se aos debates ecológicos provocados por certa filosofia  contemporânea crítica aos modos de vida e às dinâmicas catastróficas de produção social nas sociedades capitalistas ocidentais para propor, a partir de certa prática cinematográfica experimental, a elaboração de uma estética e uma ética ecológicas. Inspirados nas críticas do Antropoceno e do Capitaloceno, a partir de autores como Donna Haraway (2016a, 2016b), Alfred Crosby (2011), Nicholas Mirzoeff (2020) entre outros, apontamos alguns pontos que motivam tais críticas, como a relação de certo modo de vida ocidental com uma forma de pensamento e de ação predatórios sobre o mundo. Por outro lado, pondo em diálogo diferentes autores que propõem formas de estéticas não humanas, uma estética ecológica como regime de sensibilidade e prática artística, tais como Adrian Ivakhiv (2013) e Lucas de Castro Murari (2019). A expressão do título “found foliage” pretende retomar certo filão do cinema, os filmes de “found footage”, para remetê-lo às antigas práticas de ilustração botânica, como os Florilégios e os Herbários. Os dois filmes analisados aqui, The Garden of Earthly Delights (1981), de Stan Brakhage, e Phytography (2020), de Karel Doing, são vistos como exemplos de found foliage que vão além da mera nomeação de um gênero experimental por apresentar formas alternativas de produção que conjugam uma ecologia natural com uma ecologia do cinema. A fim de não se distanciar das propostas conceituais, éticas e estéticas dos autores, tentamos dialogar com suas próprias especulações a respeito do Untutored eye, em Stan Brakhage, e da técnica de Phytogram, em Karel Doing. Também será mobilizada a literatura crítica e teórica a respeito desses cineastas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134091 - ANGELA FREIRE PRYSTHON
Externo à Instituição - HERMANO ARRAES CALLOU - UFRJ
Externa à Instituição - MARIANA ARRUDA CARNEIRO DA CUNHA - UFPE
Interna - 1435892 - NINA VELASCO E CRUZ
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 20:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09