PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FELLIPE GUSTAVO ROCHA MOUSINHO DE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELLIPE GUSTAVO ROCHA MOUSINHO DE BRITO
DATA : 18/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet (Pandemia Covid19)
TÍTULO:

Avatising: uma teoria substantiva da virtualização do produtor de conteúdo publicitário. aprendizados, processos e práticas das instâncias periféricas.


PALAVRAS-CHAVES:

Publicidade. C-4. Instâncias periféricas. Linguagem Publicitária Reflexiva. Avatising.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

O aumento constante das tecnologias de produção, que amplificam a presença do ambiente virtual em uma sociedade cada vez mais midiatizada, promove um impacto significativo no segmento publicitário profissional, modificando não apenas os formatos e as possibilidades de interação entre consumidores e anunciantes, mas promovendo uma diluição das fronteiras que resguardavam, até certo tempo, o campo de atuação, permitindo, com isso, a presença de diferentes atores sociais que passam a reproduzir a mesma prática. Tendo o movimento observado como ponto de partida dessa investigação, a presente pesquisa busca responder: como a participação das diferentes instâncias produtivas, na disputa pela atuação no campo publicitário, afeta a lógica de produção das agências e modifica o mercado? Fazendo uso da Teoria Fundamentada nos Dados como procedimento metodológico e seguindo as suas instruções operativas, como o adiamento do contato prévio do pesquisador com teorias e estudos existentes, iniciamos a nossa investigação com a análise de 170 matérias veiculadas no jornal Meio e Mensagem, por meio de conceitos sensibilizadores que indicassem os próximos passos. Posteriormente, após as fases de codificação inicial e focal, e a escrita sucessiva de memorandos, definimos as nossas principais categorias analíticas, que passaram a ser a estrutura principal da nossa tese, sendo elas: legitimidade de atuação e a disputa de campo pelos novos atores sociais; silenciamento das instâncias periféricas e das formas simplificadas de utilização do gênero; Linguagem Publicitária Reflexiva: ferramenta de disputa e de produção; e Transparência Estrutural: desencantamento e reencantamento. Como resultado de mais uma etapa de investigação, agora, sobre essas estruturas, realizamos, na fase da amostragem teórica, entrevistas em profundidade, contando com a contribuição de 20 participantes, sendo cinco de cada instância produtiva indicada. Como produto dessa investigação, apresentamos a teoria substantiva do Avatising, na qual, a partir do domínio de uma Linguagem Publicitária Reflexiva, associada às novas possibilidades das ferramentas de produção, ocorre um descolamento da instância publicitária do corpo profissional e uma reincorporação no corpo existente – Clientes, Creators, Criativos e Consumidores. Essa manifestação faz da função “produtor de conteúdo publicitário”, nos mais diversos níveis de experiência, uma capacidade praticamente inerente a todos que circulam nesses ambientes, como personagem vestível, como uma extensão do corpo de cada usuário, ativado ou desativado a qualquer momento 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1667829 - ANDRE LUIZ MARANHAO DE SOUZA LEAO
Externo à Instituição - FABIO HANSEN - UFPA
Interna - 2312853 - IZABELA DOMINGUES DA SILVA
Interna - 1654570 - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA
Presidente - 1805696 - ROGERIO LUIZ COVALESKI
Notícia cadastrada em: 08/02/2022 15:58
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