OS DEZ MANDAMENTOS DA IURD: negociações e usos de elementos religiosos no entretenimento produzido pela Igreja Universal do Reino de Deus
Igreja Universal do Reino de Deus; Entretenimento gospel; Análise do Discurso; Cultura do Consumo; “Os 10 mandamentos - O filme”.
No presente trabalho buscamos refletir sobre o uso de elementos basilares da cultura neopentecostal brasileira, em especial aos preceitos difundidos pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), para tanto tomamos como ponto norteador o testemunho presente no produto midiático gospel “Os dez mandamentos - O Filme” (2016). Assim, propomos um estudo que contemple as dinâmicas neopentecostais e suas produções simbólicas como uma manifestação cultural rica em sentidos e estímulos, capaz de articular a realidade do fiel e o texto bíblico em prol de suas leituras simbólicas contemporâneas. Buscamos com isso, compreender como a IURD representa seu imaginário no entretenimento audiovisual fílmico, empregando nesse exercício reflexivo suas noções da Teologia da Prosperidade e Guerra Espiritual. Para isso, foi construído um referencial teórico que se debruça sobre três grandes áreas das ciências humanas: religião, comunicação e Análise do Discurso (AD). Para a composição do corpus de pesquisa e método de análise objetivou-se a compreensão das
mensagens contidas no filme “Os dez mandamentos - O filme”, optando por realizar uma análise à luz da memória discursiva, como postulado por Pêcheux, usando por recorte as noções de Guerra Espiritual e Teologia da Prosperidade presentes no testemunho da personagem Josué.