Escritas de si a partir do cinema de imagens de arquivo em Santiago e No Intenso Agora, de João Moreira Salles
Escrita de si; João Moreira Salles; imagens de arquivo; ensaio
O estudo se propõe a analisar a escrita de si do documentarista brasileiro João Moreira Salles nos filmes “Santiago” (2007) e “No Intenso Agora” (2018), ressaltando aspectos próprios dessa construção discursiva como a relação afetiva com o material histórico-audiovisual, que é apropriado à experiência subjetiva e memorial do realizador-autor tendo o arquivo audiovisual como dispositivo para desencadear uma narrativa do “Eu”. Nessa perspectiva, a relação com as imagens de arquivo vislumbra nestes registros outras camadas de sentido, outras leituras e entendimentos do passado, seja esta leitura vinculada à experiência pessoal do diretor que se (re)apropria delas, seja uma tentativa de revisão histórica. Dessa forma, um exercício de narrar a si mesmo se configura discursiva e narrativamente. Nos filmes analisados, esse procedimento discursivo-narrativo percorrido pelo realizador se configura como uma espécie de ensaio que tem como base o material de arquivístico.