PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BRUNO ANSELMO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO ANSELMO DA SILVA
DATA : 22/02/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet (Pandemia Covid19)
TÍTULO:

“Comida de Verdade: consumo, comunicação e crença”


PALAVRAS-CHAVES:

Comida de verdade. Comunicação. Consumo. Orientalização do Ocidente. Religião.


PÁGINAS: 214
RESUMO:

O presente estudo adota a abordagem metodológica utilizada por Weber em A ética protestante e o espírito do capitalismo (2004) para investigar as ideias e motivações religiosas subjacentes ao fenômeno de consumo da Comida de Verdade (CV), compreendido como a generalizada e crescente valorização da comida saudável, ecológica e ética no Brasil atual. O objetivo é identificar e compreender as crenças que fundamentam eticamente o comportamento dos consumidores, a partir dos discursos e práticas que integram o referido fenômeno, os quais deflagram um contundente processo de transformação nas ideias e crenças dos brasileiros. Entendemos a CV como uma das manifestações do processo de troca cultural detalhado por Campbell em “A orientalização do Ocidente” (2007), segundo o qual a visão de mundo que tradicionalmente têm caracterizado o Ocidente vem sendo radical e paulatinamente abandonada por uma cosmovisão tipicamente oriental. A partir de fundamentos da teoria da Comunicação em diálogo com conceitos da retórica aristotélica, da análise do discurso de linha francesa e da semiótica peirceana, o potencial comunicativo da comida é reconhecido. Examinamos, por um lado, o caráter sígnico da comida, a fim de descobrir o que a CV comunica ou a que objetos ela se remete, e, por outro, analisamos o que se diz sobre a comida, especialmente na publicidade brasileira atual. Os diversos cases publicitários que integram o corpus da pesquisa representam estratégias retóricas de 17 marcas anunciantes, que lutam entre si por conduzir os enunciatários à persuasão e estabelecer com os mesmos vínculos duradouros. As muitas similaridades do referido fenômeno de consumo com as crenças das espiritualidades da Nova Era e com as ideias do movimento romântico encontram respaldo nas análises de autores como Campbell (2001, 2006, 2007), Duarte (2011), Guerriero (2004, 2009, 2014, 2016A, 2016B), Hanegraaff (2017), Heelas (2008), Löwy e Sayre (2015) e Sire (2018). A gradual e massiva incorporação das premissas desses dois movimentos consubstanciam o nosso argumento central, de que os consumidores brasileiros têm abandonado o sistema de crenças que tradicionalmente lhes conferia sentido, segurança e pautava seus comportamentos, por um outro modo de crer, afinado com a doutrina indiana do karma e, portanto, baseado numa força divina impessoal e imanente. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SILAS GUERRIERO - PUC - SP
Externo à Instituição - DONIZETE APARECIDO RODRIGUES
Externo à Instituição - GERSON FRANCISCO DE ARRUDA JUNIOR - UNICAP
Interna - 2312853 - IZABELA DOMINGUES DA SILVA
Presidente - 1654570 - KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA
Notícia cadastrada em: 22/11/2021 16:57
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