PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL LEANDRO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL LEANDRO DE SOUZA
DATA : 29/11/2021
LOCAL: Via Videoconferência Google Meet (Pandemia Covid19)

O FUTURO JÁ COMEÇOU? televisão, streaming e o que muda na produção de teledramaturgia da TV Globo em busca de uma nova plataforma de público com o Globoplay

Comunicação; Televisão; TV Globo; Globoplay; Netflix; Streaming.

O grande sucesso de audiência e faturamento das plataformas de streaming, em especial a Netflix, provocou mudanças ainda em curso dentro de todo o sistema audiovisual e coloca as noções tradicionais de televisão à prova. No Brasil, a Rede Globo é a emissora que se movimenta de maneira mais rápida em uma estratégia comercial para manter seu prestígio e fisgar um novo tipo de público. A pesquisa observa o Globoplay, serviço de conteúdo sob demanda lançado pela Globo em 2015, e que desde então tem recebido vultuosos investimentos na criação de várias dinâmicas em conjunto com a TV aberta (e posteriormente com os canais por assinatura). Em busca de novos modelos, o lançamento de produções para o streaming antes da estreia na TV aberta está entre as principais apostas. O objetivo central do trabalho é compreender se esse processo de adiantamento altera as formas básicas de produção de teledramaturgia pela maior emissora do país. A série escolhida para fazer essa investigação é a comédia romântica “Shipados”(2019), lançada na TV aberta mais de um ano após sua estreia no Globoplay. Além de se atentar ao que realmente muda com essa dinâmica, também será dada atenção ao “Assista hoje ao capítulo de amanhã”, mecanismo da plataforma de streaming brasileira que antecipa capítulos inéditos da telenovela das seis exclusivamente para seus assinantes. Entendendo a televisão como uma forma cultural para além da tecnologia, como defendia Raymond Williams, a pesquisa explora o histórico hegemônico da Rede Globo e como ele influencia na implantação e consolidação do Globoplay. Recebe atenção também a tentativa da emissora, que se apresenta agora como um grupo de media tech, em equilibrar a tradição do broadcasting com os novos modelos de negócios evidenciados pela Netflix, ao segui-los e formar parcerias com outros conglomerados internacionais de mídia.

Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SABINO CALDAS
Presidente - 1304560 - ALFREDO EURICO VIZEU PEREIRA JUNIOR
Interno - 2247848 - RODRIGO DO ESPIRITO SANTO DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 10/11/2021 23:20