INFLUENCIADORES DIGITAIS E VISIBILIDADE VERSUS VIGILÂNCIA: a superexposição do eu, a vigilância ininterrupta e as novas formas de punição nas redes sociais digitais.
consumo; redes sociais digitais; influenciadores digitais; visibilidade; vigilância.
Esta pesquisa propõe discutir e ampliar as reflexões acerca do poder que os valores sociais, propagados pelas narrativas dos influenciadores digitais, possuem de atrair ou afastar marcas e consumidores dos seus ídolos. Para tanto, utilizará a metodologia de pesquisa qualitativa e o uso das seguintes técnicas associadas: netnografia (KOZINETS, 2002), entrevista em profundidade (DUARTE, 2009) e análise do discurso (FOUCAULT, 2004, 2008). Contemplará uma ampla revisão bibliográfica relacionada aos temas consumo de valores sociais (HELLÍN, 2007) espetacularização da vida privada (SIBILIA, 2008) e cultura da inspiração (CASAQUI, 2015). Dessa forma, o estudo pretende contrapor dois elementos considerados substanciais para a figura dos influencers, a busca por visibilidade no ciberespaço e a vigilância decorrente de toda essa exposição.