Hermenêuticas para o Fim do Mundo
Fim do Mundo, Hermenêutica, Cultura midiática, Historicidade
A presente pesquisa investiga uma série de objetos culturais e artísticos que revelam o símbolo do fim do mundo a partir de destruições expressivas e grandiosas. Os sentidos do fim do mundo surgem a partir da relação de vários casos que circulam em diferentes mídias, portanto, a pesquisa se propõe a estudar tais recorrências no intuito de compreender esse fim do mundo enquanto fenômeno cultural e histórico que vai além de objetos específicos. A investigação tem como método a fenomenologia hermenêutica através do diálogo com a obra de Martin Heidegger, Hans Gadamer, Peter Sloterdijk e Paul Ricoeur. O método fenomenológico e hermenêutico inicia com reflexões acerca do Mundo, passando pelo papel histórico na construção do círculo hermenêutico da interpretação do fim do mundo enquanto símbolo histórico, fechando com a via hermenêutica longa de Paul Ricoeur em diálogos com teóricos da imaginação e mídia como uma reflexão onto-epistemológica, para então, propor uma série de análises sobre o fenômeno do fim mundo enquanto reverberação cultural, midiática e imaginativa.