Da disciplina ao controle: transformações sociotécnicas e mediações algorítmicas em imagens digitais – uma análise a partir do google fotos.
imagens, algoritmos, tecnologia, controle.
Esta pesquisa aborda a atuação da tecnologia por meio da inteligência artificial na curadoria automatizada de informações visuais, dentro de uma perspectiva sociotécnica de disputa e controle. Nesse sentido é objetivo dessa dissertação compreender as perspectivas que acompanham essas transformações, traçando um paralelo entre os paradigmas que permearam a fotografia desde o seu surgimento até o complexo sistema de agenciamentos que agem sobre ela na contemporaneidade. Intenta-se refletir sobre o desenvolvimento tecnológico e a capacidade de aprendizado e proposição no âmbito das audiovisualidades em um plano não estritamente técnico, considerando arranjos de poder. A fim de tornar mais claras essas articulações, nos amparamos ao arcabouço teórico foucaultiano da sociedade disciplinar ao explicitar as instâncias relacionadas às imagens analógicas quando do período de seu surgimento e as implicações das operações algorítmicas nas imagens digitais que podem ser aproximadas às enunciações da sociedade de controle elaboradas por Deleuze. Com o recorte na capacidade algorítmica e de proposição, nosso empírico selecionado foi o Google Fotos no período de janeiro a agosto de 2020, por meio de uma incursão escavatória, como representativo de um programa que intervém ao propor conteúdos, selecionar, organizar, categorizar e descartar imagens pessoais dos usuários. As questões de vigilância, extração de dados, performatividade em dialogicismo com as imagens foram tensionadas com o intuito de problematizar as lógicas que acompanham o modus operandi dos autônomos em relação às informações visuais mediadas por plataformas. Objetivamos, desse modo, pôr luz sobre emergentes questões imbricadas em experimentações algorítmicas e sua interação com imagens.