Notícia e Conteúdo Expandido: A Informação Colaborativa nas Páginas do Diario de Pernambuco e NE10 no Facebook
Jornalismo Digital; Notícia e Conteúdo Expandido; Produção Colaborativa; Facebook; Redes Sociais na Internet.
Esta pesquisa analisa a construção e a difusão da notícia no Facebook, além da rearticulação e da expansão da informação em páginas (fanpages) de veículos de comunicação nesta plataforma de rede social, considerando as dinâmicas interativas e participativas entre jornalismo e público. O percurso teórico aborda a produção cooperativa na internet, o jornalismo digital e a notícia. O corpus de pesquisa é composto por conteúdos jornalísticos e do público sobre as Eleições 2018 em Pernambuco, publicados nas páginas do Diario de Pernambuco e NE10 no Facebook. Os dados foram avaliados à luz da análise de conteúdo qualitativa. Foram identificadas cinco categorias de análise: Reposicionamento do Público; Redes Informativas entre Jornalismo e Público; Reordenamentos Textual e Espacial da Notícia; Atributos On-Line como Meios de Extensão da Narrativa Digital; Dinamismo da Informação. Os resultados mostram um redesenho da notícia. Ela torna-se fragmentada, hipermidiática, não linear, multimidiática, multidirecional e, destacadamente, colaborativa, associando o conteúdo profissional (reordenado em sua estrutura e sua dinâmica) ao conteúdo expandido (material e valores oriundos do público) no ambiente social da página ou ambiente expandido da notícia (espaço interativo da fanpage vinculado física e socialmente à notícia). Em concepção ampliada, o produto informativo é traduzido na notícia profissional, produzida nas redações jornalísticas, e no conteúdo expandido, gerado pelo público na área interativa das postagens. Juntos, elementos profissionais e não profissionais compõem o conjunto informativo no ambiente relacional do Facebook.