Banca de DEFESA: ANSUMANE SAMBU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANSUMANE SAMBU
DATA : 23/06/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS EM GUINÉ-BISSAU: Proposta de fundamentos teóricos-críticos e estratégias de ação

Educação em Direitos Humanos; desenvolvimento dconômico-social;
controle social; ressignificação das relações de trabalho.

Este trabalho busca redimensionar criticamente o papel representado pela Educação em Direitos Humanos em Guiné-Bissau como elemento efetivo e confirmador da democracia, bem como para o controle social e a participação cidadã, tanto nos níveis locais como universitários. Adota uma versão analítica que encara os Direitos Humanos enquanto princípios de afirmação da condição do homem frente ao seu semelhante e ao Estado, dirigido à construção de um valor real dessa condição inerente ao ser humano em qualquer nação. A ação do Governo, como representante do Estado, deve ser a de viabilizar tal Educação específica, a fim de concretizar as noções aqui defendidas. Do ponto de vista metodológico, o estudo defende a necessidade de implementação de pesquisas analíticas nos níveis acadêmicos e institucionais, através de uma articulação entre a Universidade brasileira e guineense, que contemplem metodologias e abordagens direcionadas, com metas concretas, a fim de aumentar a discussão do tema e sua exposição em todos os meios cabíveis. A tese defende que a educação em Direitos Humanos, ao promover uma alteração nas bases da estratificação social, rumo à eliminação da pobreza, desloca e redimensiona as relações de trabalho, nos seus aspectos individuais e coletivos.

Interno - 1134034 - EVERALDO GASPAR LOPES DE ANDRADE
Interno - 2926999 - JAYME BENVENUTO LIMA JUNIOR
Interna - 4347617 - JULIANA TEIXEIRA ESTEVES
Presidente - 1132315 - MICHEL ZAIDAN FILHO