EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS EM GUINÉ-BISSAU: Proposta de fundamentos teóricos-críticos e estratégias de ação.
Educação em Direitos Humanos. Desenvolvimento Econômico-Social. Universidade. Controle Social. Guiné-Bissau.
A tese busca discutir o papel representado pela Educação em Direitos Humanos em Guiné-Bissau como elemento efetivo e confirmador da democracia nacional, bem como para o controle social e a participação democrática e cidadã, tanto nos níveis locais como universitários. Nesse sentido, apresenta-se uma exposição sobre os Direitos Humanos enquanto princípios de afirmação da condição do homem frente ao seu semelhante e ao Estado, demonstrando que, para a construção de um valor real dessa condição inerente ao ser humano em qualquer nação, a ação do Governo, como representante do Estado, deve ser a de viabilizar tal Educação específica, a fim de concretizar as noções aqui defendidas. Para tanto, este estudo advoga a necessidade de implementação de pesquisas analíticas nos níveis acadêmicos e institucionais, através de uma articulação entre a Universidade brasileira e guineense, que contemplem metodologias e abordagens direcionadas, com metas concretas, a fim de aumentar a discussão do tema e sua exposição em todos os meios cabíveis.