Banca de DEFESA: ADALVA VIRGINIA COUTO LOPES

DISCENTE: ADALVA VIRGINIA COUTO LOPES
DATA : 30/04/2023
LOCAL: Videoconferência - Covid-19

IMPACTO DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA: ANÁLISE DE TENDÊNCIA TEMPORAL, 2003-2018.

Programa de saúde do Trabalhador; Série temporal; Perda auditiva induzida por ruído; Prevalência.

O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do Programa de Conservação Auditiva (PCA) na tendência temporal da Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO). Trata-se de uma pesquisa longitudinal (2003-2018) realizada em uma indústria metalúrgica através de estudo de caso do impacto PCA na PAIRO e de estudo de série temporal da PAIRO, considerando aspectos demográficos e laborais dos trabalhadores. A população foi constituída por 152 trabalhadores inseridos no PCA há pelo menos 15 anos. O PCA foi avaliado através de verificação documental e entrevistas com profissionais atuantes no PCA. Os indicadores da PAIRO foram avaliados através de 2.350 audiometrias coletadas da base de dados eletrônica da empresa. A tendência temporal da PAIRO foi analisada usando o modelo de regressão Joinpoint. Os resultados demonstraram que de 2003 a 2018 os escores do PCA foram elevados. No final da série a média binaural dos limiares auditivos de 3 a 6 KHz da população foi 17,6 dBNA (DP=9,4), sendo maior para a faixa etária ≥ 50 anos, para exposições ≥ 85dB (A), para tempo de admissão > 20 anos e para função de manutenção. A prevalência inicial e final de PAIRO respectivamente foi de 11,8% e 18,4%, todos os casos foram mantidos em grau I, a tendência teve baixa variação percentual para o período (AAPC = 3,5%; p = 0,001), apesar de crescente. Em relação a estudo de referência, houve diferença, cujos limiares auditivos são mais elevados. A conclusão deste trabalho é que os resultados sugerem impacto positivo do PCA na tendência temporal da PAIRO nesta metalúrgica no período estudado.

Externa à Instituição - TATIANE COSTA MEIRA - UFBA
Interno - 3330140 - HILTON JUSTINO DA SILVA
Externa ao Programa - 2540339 - MIRELLA BEZERRA RODRIGUES VILELA - null
Notícia cadastrada em: 21/03/2023 09:00