Banca de DEFESA: KASSIA IRIS SILVA MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KASSIA IRIS SILVA MOURA
DATA : 29/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/phh-irfq-vsc?hs=224
TÍTULO:

INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE RISCO PARA GAGUEIRA DO DESENVOLVIMENTO - IRGD: EXPLORAÇÕES SOBRE A APLICABILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Gagueira; Desenvolvimento Infantil; Diagnóstico precoce;


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A gagueira é um transtorno da fluência de origem neurodesenvolvimental, complexa e
multifatorial, com início na infância. Por isso, é fundamental que o diagnóstico da
gagueira seja realizado ainda na infância, a fim de se minimizar os impactos. O objetivo
deste estudo foi explorar a aplicabilidade do Instrumento de Identificação de Risco para
a Gagueira do Desenvolvimento (IRGD) no contexto educacional. Tratou-se de estudo
descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Na primeira fase do estudo, a amostra foi
constituída por 31 escolares de ambos os sexos, com e sem queixa de gagueira,
matriculados em escolas da rede pública da Região Metropolitana do Recife-PE e seus respectivos pais/responsáveis. Participaram da segunda fase do estudo, oito pré- escolares participantes da primeira fase. A coleta de dados foi realizada pela fonoaudióloga responsável e por uma professora que aplicaram o Instrumento de Rastreio da Gagueira do Desenvolvimento IRGD junto aos responsáveis das crianças da

fase 1. Todas as crianças foram convidadas para segunda fase, porém apenas oito
compareceram, das quais três tinham sido classificadas como estando em risco, e cinco
como fora de risco para a gagueira. Essas oito crianças foram submetidas à avaliação
fonoaudiológica, realizada pela pesquisadora através do conto e reconto das histórias do
Chapeuzinho vermelho e Frog, Where are you?, que possibilitou a obtenção de gravação
de fala semi-espontânea, que por sua vez foi analisada segundo os critérios da prova de
fluência do ABFW – Teste de linguagem infantil, de forma cega, por uma fonoaudióloga
especialista em fluência. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade
Federal de Pernambuco. As três crianças identificadas como estando em risco para
gagueira, segundo critério do IRGD, também foram identificadas pelos parâmetros da
prova de fluência do ABFW como tendo algumas alterações da fluência, a saber: alta
frequência de descontinuidade da fala; presença excessiva das disfluências típicas da
gagueira confirmando-a e uma das crianças embora com queixa, classificado no IRGD
sob risco e histórico da gagueira na família, obteve alteração apenas nos aspectos
relacionada a velocidade da fala, podendo indicar outro transtorno da fluência, como a
taquilalia. Observou-se presença de outras disfluências na fala como: interjeições e
hesitações no grupo sem risco, assim como uma criança com elevada taxa de
descontinuidade da fala, indicando taquifemia. Dessa maneira, a análise descritiva
comparativa indica que o IRGD possibilitou a identificação de pré-escolares em risco
para os transtornos da fluência, e não apenas da gagueira.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1769107 - JONIA ALVES LUCENA
Externa à Instituição - DÉBORA VASCONCELOS CORREIA - UFPB
Externa à Instituição - LARISSA NADJARA ALVES ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 15:08
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