Banca de DEFESA: ANGELINA TRAVASSOS DE QUEIROZ COUTINHO

DISCENTE: ANGELINA TRAVASSOS DE QUEIROZ COUTINHO
DATA : 25/11/2022
LOCAL: online

ANSIEDADE, DEPRESSÃO E FATORES ASSOCIADOS À DESVANTAGEM VOCAL EM PESSOA IDOSA ATIVA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Idoso. Ansiedade. Depressão. Voz. COVID-19.

No contexto de pandemia do COVID-19, os idosos precisaram se manter isolados, já que fazem parte de grupo de risco, com maior vulnerabilidade. Tal medida de isolamento poderia não somente gerar quadros de ansiedade e depressão, mas também problemas de voz e comunicação, mudanças relacionadas ao estilo de vida, aos aspectos demográficos e socioeconômicos. O presente estudo teve como objetivo analisar a associação entre ansiedade, depressão, fatores demográficos, socioeconômicos e estilo de vida com desvantagem vocal em pessoas idosas ativas no contexto da pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo do tipo seccional de caráter analítico. Realizado com idosos acima de 60 anos, inscritos na Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta de dados foi cumprida por meio de entrevista e aplicação de protocolos. Para levantamento dos fatores demográficos, socioeconômicos e estilo de vida foi realizada entrevista; a medida de ansiedade foi obtida por meio do Self-Report Questionnaire e do Inventário de Ansiedade Traço e Estado; para a identificação de depressão, a Escala de Depressão Geriátrica foi empregada; e a desvantagem vocal foi obtida pelo Índice de Desvantagem Vocal. Os dados foram analisados por meio de estatística e inferencial. Para a análise comparativa entre os grupos, foi utilizado o teste qui-quadrado e Wald, considerando o nível de significância estatística de 5%. Para a análise de associação, foi utilizado o modelo binário e multivariado de regressão logística, com o método de Forward α=5%. Foram avaliados 91 idosos, com média de idade de 69 anos. Apresentaram-se com maior desvantagem vocal 45,1% dos participantes. Observou-se dependência da ansiedade traço com a desvantagem vocal (19,5%). No modelo de regressão logística, permaneceram as variáveis ansiedade traço (p=0,031) e idade (p=0,036), indicando associação de ambas variáveis com desvantagem vocal. Pode-se concluir que, no contexto de pandemia, idosos ativos com ansiedade traço apresentaram cinco vezes mais chance de ter desvantagem vocal em comparação com os idosos sem ou baixa ansiedade traço. Além disso, a idade também foi considerada na ocorrência de um problema de voz em idosos no período pandêmico. O conhecimento desta associação pode contribuir para a melhoria do cuidado e qualidade de vida da pessoa idosa.

Externa ao Programa - 1805846 - ANA NERY BARBOSA DE ARAUJO - UFPEExterna à Instituição - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ - UFPB
Presidente - 2321137 - MARIA LUIZA LOPES TIMOTEO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 17:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06