Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYSSA COIMBRA FERNANDES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYSSA COIMBRA FERNANDES DE LIMA
DATA : 23/02/2022
LOCAL: PPGERO / REMOTO

Efeitos dos exercícios terapêuticos domiciliares via teleconsulta em idosos com queixa de dor cervical frente à pandemia da Covid-19.

Terapia por exercício. Técnicas de exercício e de movimento. Dor cervical. Idoso. Idoso de 80 anos ou mais.

Introdução: A dor cervical é uma das desordens musculoesqueléticas mais comuns no indivíduo adulto e nos idosos representa uma das causas mais importantes de incapacidade. Com o surgimento da pandemia da COVID-19 e seu isolamento preconizado, um programa de exercícios domiciliares aplicado via teleconsulta poderia ser uma alternativa de recurso fisioterapêutico para a melhorar a dor cervical nesta população. Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de exercícios terapêuticos domiciliares, fundamentados em exercícios de estabilização segmentar, aplicados via teleconsulta em idosos com queixa de dor crônica cervical durante o isolamento social frente à pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado não cego e será desenvolvido remotamente através da plataforma Google Meet com indivíduos de ambos os sexos com idade equivalente ou superior a 60 anos pertencentes à Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), com queixa de dor crônica cervical. Os indivíduos serão recrutados e randomizados em dois grupos: intervenção (GI) e controle (GC). Os dois grupos serão submetidos aos seguintes instrumentos de avaliação: Ficha de dados pessoais, sociodemográficos, antropométricos, ocupacionais e comportamento; Questionário internacional de atividade física (IPAQ); Escala Visual Analógica da Dor (EVA); Índice de Incapacidade Relacionada ao pescoço/cervical (NDI); Escala de Depressão Geriátrica Abreviada (GDS 15) e a Escala de Catastrofização da dor (PCS). Tais instrumentos serão aplicados na avaliação, pós-intervenção e Follow-up de 1 mês. Ambos os grupos receberão orientações sobre se manter ativo e gerenciamento emocional com auxílio de cartilha. A intervenção terá duração de 4 semanas, 5x/semana (com um encontro remoto semanal) e tempo médio de sessão de 12 minutos. O GC terá um protocolo composto por meditação guiada e alongamentos globais para região cervical e o GI terá o mesmo protocolo acrescido dos exercícios de estabilização segmentar. Análise Estatística: Caracterização com cálculo de frequências observadas e percentuais, construção e distribuição de frequência. Teste Qui-quadrado de Pearson para homogeneidade ou teste Exato de Fisher para suposições não satisfeitas. Para os instrumentos de avaliação: mínimo, máximo, média, desvio padrão, mediana e amplitude interquartil e a depender da normalidade dada pelo teste Shapiro-Wilk, o desempenho entre os grupos será por meio dos testes t de Student ou Mann-Whitney. Critério de Cohen para tamanho do efeito do tratamento no GI em comparação ao GC. E para analisar se foi atingida a Mínima Diferença Importante (MDI) nas escalas de EVA e NDI será obtida a média da diferença entre os scores de cada escala nos três momentos de avaliação. Resultados esperados: Espera-se que a prática dos exercícios domiciliares autorrealizáveis fundamentada na estabilização segmentar via teleconsulta seja benéfico na redução do nível de dor cervical, da incapacidade e dos fatores psicossociais em idosos durante o isolamento social frente à pandemia da COVID-19.

Externa ao Programa - 1807129 - GISELA ROCHA DE SIQUEIRA
Interna - 1727007 - MARIA DAS GRACAS WANDERLEY DE SALES CORIOLANO
Presidente - 1374130 - MARIA LUCIA GURGEL DA COSTA
Notícia cadastrada em: 16/02/2022 17:07