Banca de DEFESA: DANIELA VIEIRA DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA VIEIRA DE MENEZES
DATA : 16/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: PPGERO / REMOTO
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia educacional. Idoso. Acidentes por quedas. Educação em saúde. Gerontologia.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A tecnologia educacional é uma estratégia inovadora capaz de incentivar os idosos a adotarem comportamentos preventivos em saúde. Reconhecendo a importância do uso das tecnologias educacionais com foco na prevenção de quedas, o estudo teve como objetivo a construção e validação de um jogo educativo para prevenção de quedas em idosos. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo de desenvolvimento. O jogo educativo intitulado “O que fazer para não cair” foi elaborado a partir das recomendações presentes na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (CSPI) do Ministério da Saúde (2018). O presente estudo foi realizado em três etapas: a primeira foi o levantamento teórico, a segunda foi a construção do jogo e a terceira consistiu na validação de conteúdo e aparência da tecnologia junto a 22 juízes, sendo: sete de conteúdo (pesquisadores, docentes) e quinze técnicos (profissionais que atuavam na assistência ao paciente idoso). Também foi realizada a validação junto a 6 juízes da área sócio humanística, que avaliaram, o jogo quanto à adequação e relevância para a finalidade proposta. Os aspectos ético-legais da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados de acordo com a Resolução 466⁄2012 e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob Parecer nº 3.824.432/2020. Na análise estatística, o S-CVI da tecnologia educativa foi de 0,88 de congruência nas respostas dadas pelos juízes, ratificando sua validação de aparência e conteúdo junto a especialistas de conteúdo e técnico. O terceiro grupo de juízes, da área sócio humanística, também avaliou a tecnologia educativa como adequada, pois anuíram em percentagem escores superiores ao mínimo preconizado (média do grupo = 21 pontos de escore, DP ± 4,2). Portanto, o jogo de raciocínio lógico “O que fazer para não cair” mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizado a fim de diminuir os acidentes por quedas em idosos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2696848 - ANNA KARLA DE OLIVEIRA TITO BORBA
Externa à Instituição - CÉLIA MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS - IFPE
Presidente - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 14:32
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