Banca de DEFESA: BIANCA VERISSIMO DE OLIVEIRA

DISCENTE : BIANCA VERISSIMO DE OLIVEIRA
DATA : 17/02/2022
LOCAL: PPGERO

PESSOA IDOSA COM DOENÇA DE PARKINSON: UM ESTUDO DA AUTOPERCEPÇÃO SOBRE A SEXUALIDADE

Idoso. Doença de Parkinson. Autoimagem.

O perfil demográfico brasileiro tem se modificado desde a década de 70, quando houve um aumento da sociedade urbana, associado a uma nova estruturação familiar composta por um número reduzido de filhos. Apesar da sexualidade humana fazer parte de um dos pilares de qualidade de vida, ela é pouco abordada nos serviços de saúde. Ainda existem alguns preconceitos e tabus ligados ao exercício da sexualidade. Nesse sentido, o estudo objetiva caracterizar a autopercepção da sexualidade da população idosa com Doença de Parkinson. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa. Foi conduzida no ambulatório de Doença de Parkinson do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com o Programa de Extensão Pró-Parkinson com a população de estudo: idosos com diagnóstico clínico de Doença de Parkinson. A amostra final do estudo foi composta por 17 participantes com faixa etária que variou de 61 a 75 anos. Foi observado a presença de relacionamento afetivo, entretanto sem satisfação pessoal, dificuldade de ofertar ou receber afeto do conjugue e justificativa de desgaste de relacionamento amoroso relacionado aos anos de convívio e falta de paixão na relação. Em contrapartida, com o envelhecimento é possível notar a presença de sentimentos negativos em relação à aparência e a dificuldade de lidar com questões características da idade. É possível observar sentimentos de ódio, negação e falta de perspectiva em relação ao envelhecimento. As mudanças na vida sexual também são relacionadas a dificuldade de lidar com o processo do envelhecimento e as mudanças características da idade. Notou-se as dificuldades que os idosos têm de dar um sentido amplo a sexualidade, alguns deles restringiram sua vivência a relação de prazer e do coito, desconhecendo questões de gênero, afetividade e intimidade. Apesar de ser um tema relevante, a sexualidade de idosos com doença de Parkinson ainda é pouco abordada na literatura, ressaltando a necessidade de estudos futuros e de uma comunicação mais eficiente, criação de vínculo entre profissionais e idosos.

Interna - 1130551 - MARIA DA CONCEICAO LAFAYETTE DE ALMEIDA
Interna - 1374130 - MARIA LUCIA GURGEL DA COSTA
Externa ao Programa - 48862 - ROSANE MARIA ALENCAR DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/01/2022 17:55