Banca de DEFESA: ALINE NAZARE COSTA DOS SANTOS

LOCAL: PPGERO

A VISÃO DAS MULHERES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO E DA VELHICE

Envelhecimento. Mulheres. Velhice.

A ampliação do tempo de vida é um dos maiores feitos da humanidade, acompanhado da melhora substancial dos parâmetros de saúde das populações. Neste contingente as mulheres representam 56% da população brasileira com 60 anos ou mais. A velhice se feminilizou. As mulheres vivenciam no processo de envelhecimento muitas transformações, em diversas dimensões. Esta pesquisa partiu, então, da seguinte pergunta: Qual é a visão das mulheres sobre a experiência do envelhecimento com relação ao imaginário feminino? Os objetivos foram: analisar a comparação entre a visão das mulheres idosas entrevistadas e os discursos existentes no senso comum sobre velhice feminina. E os específicos: compreender de que forma o discurso entre o senso comum e a literatura existente sobre o envelhecimento repercute na percepção das mulheres idosas sobre seu envelhecer; compreender a atuação das mulheres idosas a partir dos seus discursos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de forma a compreender a experiência do envelhecimento. A pesquisa foi desenvolvida remotamente de forma síncrona, utilizando-se do ambiente acadêmico virtual do g-suite por meio da ferramenta de reuniões virtuais google meet, com idosas matriculadas na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As participantes foram selecionadas obedecendo critérios de elegibilidade. As informações foram coletadas utilizando um roteiro para a entrevista semidirigida. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Foram construídas as seguintes categorias: a) Percepção: o olhar do outro e o olhar sobre si; b) Autonomia, independência e liberdade; c) Realização de projetos e sonhos) A pandemia; e) O que traz a velhice? Estudos sobre o envelhecimento de mulheres demonstram grande relevância no campo de conhecimento da Geriatria e Gerontologia assim como também para a sociedade como um todo, aguçando através da divulgação dos resultados a ampliação do debate acerca do tema e o próprio conhecimento das demandas que advém desta população. A visão desenvolvida pelas mulheres participantes deste estudo, a partir de suas experiências, permite também a construção de novos olhares no e para o entorno social no que concerne ao envelhecimento e a velhice, aumentando o enriquecimento dos espaços de discussão da convivência intergeracional. Além de ofertar um cenário de visibilidade de trajetória heterogêneas que compartilham a vivência de uma pandemia.

Externa à Instituição - MILADY CUTRIM VIEIRA CAVALCANTE - UFMA
Presidente - 1130551 - MARIA DA CONCEICAO LAFAYETTE DE ALMEIDA
Interna - 2557678 - VANESSA DE LIMA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/01/2022 15:35