Banca de DEFESA: DEIVID DAMIÃO ROQUE DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEIVID DAMIÃO ROQUE DE SOUZA
DATA : 14/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA
TÍTULO:

ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO DA TERRA COMO SUBSÍDIO PARA MITIGAÇÃO DE PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO NO NÚCLEO DE CABROBÓ (PE).


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Aptidão Agrícola; Desertificação; Sensoriamento Remoto; Semiárido; Uso da Terra.


PÁGINAS: 167
RESUMO:

Estudos ambientais realizados no contexto do Núcleo de Desertificação de Cabrobó (NDC), diagnosticaram problemas ambientais relacionados ao clima semiárido e ao uso e ocupação da terra. O presente trabalho teve como objetivo avaliar como as mudanças ocorridas no uso e cobertura da terra estão contribuindo para a degradação ambiental no contexto do NDC nos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó e Itacuruba. Para a avaliação da aptidão agrícola em regime de sequeiro foi utilizada a metodologia do Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras. A fim de avaliar as potencialidades e limitações para o uso da técnica de irrigação foi utilizado o Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação Enfoque na Região Semiárida. Com o intuito de analisar as mudanças da vegetação e do uso da terra, foram aplicadas técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto utilizando imagens da série Landsat 5 e 8 dos anos de 1989, 2005 e 2019. Para a projeção de cenários futuros do uso da terra para o ano de 2049 foi realizada a modelagem preditiva com a utilização do plugin MOLUSCE no software QGIS. Visando identificar os conflitos entre o uso atual e o uso potencial das terras foi realizada uma tabulação cruzada dos mapas de uso do solo com os mapas de aptidão agrícola em regime de sequeiro e do potencial de terras para irrigação. Os resultados indicaram que os solos da área de estudo possuem significativas limitações ao uso agrícola, tanto em regime de sequeiro, quanto para o uso com a técnica da irrigação. A redução da cobertura vegetal entre os anos de 1989 e 2019 demonstra impactos ambientais negativos decorrente do uso da terra. Nesse sentido, as áreas de agricultura e pastagem aumentaram em detrimento da classe de área florestal aumentando os conflitos entre o uso atual e o potencial de uso das terras da área de estudo. A modelagem preditiva para o ano de 2049 sugere um aumento gradual de condições que favorecem processos de desertificação no NDC. As informações geradas poderão servir de subsídio para tomada de decisões pelo poder público ou privado no sentido da mitigação dos efeitos do uso inadequado das terras e aumento da produtividade das atividades agropecuárias nos locais aonde for mais propicio ao seu desenvolvimento. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.852.154-** - JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO - USP
Interna - 1510820 - JOSICLEDA DOMICIANO GALVINCIO
Externa à Instituição - MANUELLA VIEIRA BARBOSA NETO - UFPI
Externa à Instituição - SARA FERNANDES FLOR DE SOUZA - UFRN
Notícia cadastrada em: 02/02/2023 08:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04