Banca de DEFESA: LUANA CANDIDO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA CANDIDO DOS SANTOS
DATA : 06/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ESPAÇOS NATURAIS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES EM UNIDADES PROTEGIDAS DO RECIFE.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão Social. Pessoas com Deficiência. Unidades de Conservação.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

As Unidades de Conservação (UCs) brasileiras são detentoras de atributos naturais e culturais importantes, que se caracterizam como atrativos para a realização de práticas de atividades voltadas ao turismo, ao lazer e à pesquisa científica, por exemplo. Contudo, a ausência de iniciativas voltadas à promoção da acessibilidade e inclusão social de Pessoas com Deficiência nas áreas protegidas, enquanto espaços públicos caracterizam-se como um dos grandes desafios para a gestão das UCs atualmente, pois tal situação ainda afasta muitos visitantes. Tal situação vai de encontro aos valores defendidos nas metas globais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente a ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), que estabelece como meta propocionar o acesso universal a espaços públicos, inclusivos, acessíveis e verdes para Pessoas com Deficiência, até o ano de 2030. Com no exposto, a presente pesquisa teve como objetivo central analisar a situação de 4 Unidades Protegidas na cidade do Recife no tocante à acessibilidade e inclusão social das Pessoas com Deficiência. Para o alcance de tal objetivo, foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de coleta direta de dados, como questionários semiestruturados e checklist. Para o tratamento e interpretação dos dados obtidos, foi feita uma análise e discussão das  informações coletadas com base na legislação brasileira que assegura a acessibilidade em espaços públicos, bem como em teóricos que discutem a temática. Os resultados apontaram que boa parte das Unidades Protegidas da cidade do Recife ainda não dispõe de uma infraestrutura com acessibilidade adequada para incluir socialmente as Pessoas com Deficiência que veem essas UCs como lugares atrativos para visitações e turismo. Além disso, parte majoritária dos entrevistados com deficiência auditiva física e visual alega frenquentar esses lugares e dizem sentir falta de intépretes de Libras, rampas, sinalização em Braile entre outros mecanismos necessários à sua inserção nesses espaços que são abertos à visitação. Com isso, pode-se inferir que a acessibilidade e consequente inclusão social das Pessoas com Deficiência em Unidades de Conservação, em especial para aquelas com deficiência física, auditiva e visual, dependem primordialmente de ações e iniciativas adotadas pelo poder público. Isso por que ele têm como principal função adotar e executar planejamentos e iniciativas capazes de promover o bem comum e a igualdade social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1163025 - ITAMAR JOSE DIAS E CORDEIRO
Externa ao Programa - 3623634 - TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
Interna - 008.332.134-90 - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFPE
Interna - 1133709 - VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
Notícia cadastrada em: 02/09/2021 10:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04