Banca de DEFESA: VANESSA REGINA VIEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA REGINA VIEIRA SANTOS
DATA : 28/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO DESIGN DE EMBALAGENS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO EXPERIMENTAL UTILIZANDO O ELETROENCEFALOGRAMA


PALAVRAS-CHAVES:

Embalagem. Elementos de design. EEG. Diagrama Alpha-Theta. Neuromarketing.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi investigar se variações no posicionamento de determinados elementos de design de embalagens afetam de forma inconsciente o comportamento do consumidor. Para isso, foram coletados dados de um experimento que utilizou o Eletroencefalograma (EEG) para captar dados de atividade elétrica cerebral enquanto os participantes eram expostos à estímulos visuais na forma de caixas de pizza congelada. O experimento foi realizado com 50 participantes. As embalagens possuíam quatro elementos de design (imagem do produto, logotipo, sabor e informações adicionais) variando entre os quatro quadrantes da caixa (superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo). A partir dos valores de potência das ondas cerebrais Alpha e Theta, foi possível monitorar os níveis de engajamento e esforço cognitivo dos participantes ao longo do experimento, e, assim, construir o Diagrama Alpha-Theta para identificação quatro tipos de comportamentos possíveis: diligência, envolvimento, relaxamento e indefinição. Os resultados mostraram que as variações no posicionamento dos elementos de design geraram mudanças nos níveis de engajamento e esforço cognitivo dos participantes, e a partir disso, foi possível sugerir uma posição mais adequada para cada elemento. Em uma segunda etapa do experimento foram aplicados questionários para coletar informações pessoais e preferenciais dos participantes. As análises realizadas com essas informações mostraram relação entre os comportamentos observados com informações como sexo, sabor favorito, e frequência de consumo de pizza. Portanto, esta pesquisa pode fornecer insights úteis para a melhoria das estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos, impactando de forma social, econômica e ambiental no crescimento e avanço das organizações, visto que as empresas poderão ofertar produtos mais interessantes para seus clientes, alocando de forma mais eficiente seus recursos e reduzindo desperdícios.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1561347 - DANIELLE COSTA MORAIS
Presidente - 2292895 - DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Interna - 3184359 - LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
Externa à Instituição - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04