Banca de DEFESA: AMANDA DUARTE FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA DUARTE FEITOSA
DATA : 25/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DOS CLIENTES DE FAST FASHION SOBRE A COMPRA DE ROUPAS E CALÇADOS E O DESCARTE NA INDÚSTRIA DA MODA


PALAVRAS-CHAVES:

Indústria da moda, fast fashion, meio ambiente e consumidor.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

A indústria da moda é constituída de variedade, velocidade, dinamismo e complexidade. Atualmente esse tipo de indústria trabalha com o modelo de negócio que tem como foco abastecer lojas de maneira mais rápida e mais frequente. O consumo de roupas e calçados aumentam e o descarte desses produtos crescem na mesma proporção. Para a produção de vestuário milhares de litros de água são utilizados, e o uso da água para a produção de roupas e calçados é proporcionalmente maior do que os benefícios que produzem empregos e salários. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos consumidores sobre a compra e descarte de roupas e calçados fast fashion. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, em que o pesquisador obtém informações de fenômenos segundo a visão dos indivíduos, e também pode ser classificada como quantitativa, já que houve mensuração de dados e estudos estatísticos. Além disso, o trabalho é de natureza aplicada, já que há uma geração de conhecimentos para a aplicação prática, além de ser exploratória por analisar a ótica que o fenômeno está sendo analisado, e o seu procedimento técnico é do tipo survey. Para a coleta de dados, um questionário com 56 perguntas foi desenvolvido, dividido em sete partes com o intuito de obter as percepções dos clientes em compra e descarte de produtos, além do impacto ao meio ambiente. Foram analisadas as respostas de 484 respondentes, e com isso algumas análises estatísticas foram feitas. Em relação aos resultados, foi possível perceber que os participantes que ganham até 4 salários-mínimos são os que possuem uma certa preferência por lojas/sites fast fashion, o que demonstra o impacto econômico, pois são esses consumidores que acabam popularizando ainda mais a utilização desse serviço. Assim sendo, percebe-se que conhecendo o grau de significância entre as variáveis é possível obter a percepção dos entrevistados em relação a compra e descarte de produtos fast fashion. Através da utilização das técnicas estatísticas nota-se que dependendo do perfil sociodemográfico muitos não aprovam o descarte rápido de roupas e calçados ou poucas pessoas que realizam a coleta seletiva concorda em pagar mais caro por produtos socioambientais. Outro resultado, é que geralmente os que conservam as roupas e calçados tendem a realizar a coleta seletiva de lixo, e os que não fazem a coleta seletiva são influenciadas pela indústria da moda. Diante disso, nota-se que há um impacto ambiental gerado com essas percepções, pois os clientes que conservam roupas e calçados reduzem o descarte desses produtos, entre tanto, os que são influenciados pela moda comprometem o meio ambiente com a compra e descarte rápido de produtos fast fashion.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1510962 - CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
Presidente - 2292895 - DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 10:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01