Banca de DEFESA: MATEUS MULLER FRANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS MULLER FRANCO
DATA : 23/02/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

MODELO DE DECISÃO EM GRUPO PARA AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA EM CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Segurança Pública, Métodos de Estruturação de Problemas, Decisão Multicritério, Decisão em Grupo, Framework de Votação.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

A segurança pública é um problema crescente nas cidades no mundo todo, sendo necessário avaliar constantemente as taxas de criminalidade e implementar ações que possam efetivamente melhorar a sensação de insegurança da sociedade como um todo, bem como mitigar os problemas gerados nesta área. Neste cenário, as cidades inteligentes e sustentáveis surgiram para apoiar estes processos de transformação, buscando soluções para os impasses de diversos âmbitos, melhorando a oferta de serviços e a qualidade de vida dos cidadãos. Porém, questões de segurança pública acabam por ser negligenciadas. Neste tocante, este estudo objetivou apresentar um modelo de decisão em grupo, com o intuito de avaliar e sugerir melhorias em segurança pública para cidades inteligentes e sustentáveis. Para tanto, atuou-se com três decisores, sendo estes, representantes da Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Militar. Posto isto, inicialmente o problema de pesquisa foi concebido com o apoio de dois métodos de estruturação de problemas. Em seguida, as preferências individuais foram avaliadas com um método de decisão multicritério, resultando em três rankings de alternativas. Em sequência, um framework de votação foi aplicado, com o propósito de agregar as preferências dos decisores e encontrar um resultado global. Assim sendo, foi possível analisar indicadores, avaliar as particularidades de cada instituição policial, sugerir ações de transformação na área, e, acima de tudo, promover e disseminar o conceito de cidades inteligentes, sustentáveis e seguras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDUARDO MOREIRA DA COSTA
Interna - 1385501 - ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
Presidente - 1809373 - MAISA MENDONCA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 15:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09