Banca de DEFESA: MOACIR FERNANDO MORAIS GALDINO DE LIMA

DISCENTE : MOACIR FERNANDO MORAIS GALDINO DE LIMA
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Online

AVANÇOS METODOLÓGICOS NO MÉTODO FITRADEOFF PARA PROBLEMÁTICA DE CLASSIFICAÇÃO: INCORPORAÇÃO DE PROCEDIMENTO PARA ELICITAÇÃO DE PERFIS E ANÁLISE DE SENSIBILIDADE

Decisão Multicritério. Método FITradeoff. Seleção de fornecedores. Problemática de classificação. Elicitação de perfis. Análise de Sensibilidade.

Neste trabalho, o modelo de decisão para problemas de classificação que implementa o método FITradeoff é melhorado com a introdução de duas novas etapas: a elicitação dos perfis do problema de classificação, e a análise de sensibilidade do resultado final do modelo. A etapa de elicitação dos perfis preenche uma lacuna do modelo, que requer o fornecimento direto e sem referências dos valores que definem as classes em que as alternativas serão agrupadas. Esta elicitação consiste no fornecimento dos valores com base em duas alternativas hipotéticas, a solução ideal e a NADIR, que constituem a melhor e a pior solução possíveis para o problema de decisão. Além disso, a elicitação pode ser feita segundo uma escala de razão ou uma escala intervalar, sendo facultado ao decisor escolher qual escala utilizar. A segunda melhoria proposta consiste em avaliar a robustez da classificação obtida, analisando o quão sensível é o resultado em relação a variações nos dados de entrada por meio de simulações de Monte Carlo. O modelo pode ter sua robustez analisada em relação aos dados de desempenho das alternativas ou aos dados de perfis obtidos através da etapa de elicitação de perfis. O resultado desta etapa é o índice de robustez associado à classificação de cada alternativa, definido como a proporção de cenários em que a classificação não se alteraria. O modelo resultante destas melhorias é aplicado a um problema de classificação de fornecedores a fim de demonstrar a aplicabilidade do modelo.

Externo à Instituição - EDUARDO DE FREITAS ROCHA LOURES
Presidente - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Interna - 3184359 - LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 15:13