Banca de DEFESA: MARIA ELVIRA BORGES TUNU PESSOA

DISCENTE : MARIA ELVIRA BORGES TUNU PESSOA
DATA : 18/02/2022
LOCAL: Online

ESTUDO COMPARATIVO DO PROCESSO COGNITIVO PARA ESCOLHA E ELIMINAÇÃO NA AVALIAÇÃO HOLÍSTICA DO MÉTODO FITRADEOFF

Neurociências em Decisão; Aspectos Comportamentais em Decisão; Desenho de SAD; Análise com o método FITradeoff ; Modelagem de preferências.

O método FITradeoff é um método usado para elicitar constantes de escala em problemas de tomada de decisão multicritério no contexto da Multi-Attribute Value Teory (MAVT). Este método permite que os decisores expressem preferências durante a elicitação por decomposição e a avaliação holística. Durante a avaliação holística, visualizações gráficas e tabulares são apresentadas para representar os problemas de decisão. Nesse contexto, este estudo é realizado para investigar como os decisores selecionam a melhor alternativa nessas visualizações e como eles eliminam a pior alternativa fazendo uso das visualizações gráficas. Assim, um experimento de neurociência foi construído para investigar o processo de decisão cognitiva durante as fases de seleção versus eliminação, utilizando duas ferramentas de Neurociência, o Eye-tracking e o Eletroencefalograma (EEG). O Sistema de Apoio à Decisão (SAD) FITradeoff permite que os decisores selecionem a melhor alternativa nessas visualizações, mas não é possível eliminar a pior alternativa. Portanto, o objetivo deste experimento é investigar o processo de decisão de eliminação a fim de aprimorar o método FITradeoff. No total, quarenta e quatro volutários participaram do experimento, que aconteceu no laboratório NSID da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil. Portanto, a partir dos resultados encontrados, foi possível gerar insights para o analista no processo de assessoria ao(s) decisor(es) e aprimorar o desenho do SAD do método FITradeoff.

Interna - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Presidente - 3184359 - LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
Externo à Instituição - SERGIO EDUARDO GOUVEA DA COSTA - UTFPR
Notícia cadastrada em: 16/02/2022 14:48