Banca de DEFESA: MARIA CLARA DE OLIVEIRA GE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLARA DE OLIVEIRA GE
DATA : 17/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ESTUDO DO ESFORÇO COGNITIVO NA COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO FITRADEOFF E O PROCEDIMENTO TRADEOFF


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência em Decisão; Aspectos Comportamentais em Decisão; método FITradeoff; procedimento Tradeoff; Modelagem de preferências; Desenho do SAD.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Métodos de apoio à decisão são desenvolvidos para oferecer suporte à resolução de problemas multicritério, fornecendo uma abordagem estruturada com importante desempenho na execução das decisões organizacionais. O esforço cognitivo pode ser entendido como a capacidade de variar a profundidade de envolvimento com uma tarefa cognitiva e pode influenciar uma série de processos cognitivos fundamentais, incluindo memória de trabalho, controle cognitivo e tomada de decisão. O objetivo deste trabalho é, a partir de resultados gerados por experimentos comportamentais em decisão, avaliar o esforço cognitivo dos participantes para expressar suas preferências em dois momentos distintos: na elicitação de preferências com o procedimento Tradeoff e com o método FITradeoff. Com o apoio de ferramentas da abordagem de Neurociência em Decisão, dados neurofisiológicos correlacionados com esforço mental foram coletados através dos sinais do Eletroencefalograma (EEG). O estudo comparativo desses dados gerou diversas análises, como exemplo, o índice de engajamento POPE Index. Os resultados das análises podem indicar um aumento do envolvimento com a tarefa e uma redução do esforço cognitivo ao realizar a elicitação com o método FITradeoff e auxiliam a compreensão dos fatores que afetam a tomada de decisão, especialmente decisões organizacionais que podem gerar impactos ambientais, sociais e econômicos. Além de sugerir, com base nos resultados, melhorias para o desenho do Sistema de Apoio à Decisão (SAD) do FITradeoff, bem como oportunizar importante contribuição para o analista no processo de assessoria ao decisor.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Presidente - 3184359 - LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
Externa à Instituição - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 14:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01