Banca de DEFESA: EVANIELLE BARBOSA FERREIRA

DISCENTE : EVANIELLE BARBOSA FERREIRA
DATA : 16/02/2022
LOCAL: Online

ESTUDO DOS MOVIMENTOS OCULARES REVELADOS COM EYE-TRACKING DURANTE A AVALIAÇÃO HOLÍSTICA NO MÉTODO FITRADEOFF

Neurociências em Decisão. Aspectos Comportamentais em Decisão. Desenho de SAD. Análise com FITradeoff. Avaliação holística na Decisão.

Muitos estudos têm sido desenvolvidos com o apoio de ferramentas de neurociências para análise de aspectos comportamentais. No entanto, há uma lacuna no que tange ao uso de neurociências em métodos de decisão multicritério (MCDM/A). Motivado por isso, o presente estudo objetiva investigar o comportamento dos decisores durante a análise na avaliação holística do Sistema de Apoio à Decisão (SAD) do FITradeoff por meio da visualização gráfica e tabular. Para isso, foi conduzido um estudo exploratório, por meio de dados de três experimentos e, com auxílio da ferramenta Eye-Tracking, foi possível capturar dados dos movimentos oculares dos participantes. Adicionalmente, desenhos de Áreas de Interesse (AOI’s) foram realizados visando obter métricas para investigar o comportamento do decisor nesse processo de decisão, tais como Time to First Fixation – TFF, Fixation Duration – FD, Previsão de Escolha e Análise Pupilométrica. Os resultados indicaram que os critérios vistos primeiramente tendem a ser os critérios laterais-esquerdos (critérios 1 e 2), além de possuírem a maior duração de fixação, e os critérios vistos por último tendem a ser os critérios laterais-direitos, ou seja, a visualização tende a seguir na posição da lateral esquerda para lateral direita, confirmando que a distribuição dos pesos da esquerda para a direita está adequada. Os dados das AOI’s indicaram ainda, por meio da métrica Previsão de Escolha, que a duração da fixação não tem efeito a jusante na escolha final do decisor, ou seja, fixar o olhar por mais tempo em uma alternativa não fez o decisor escolhê-la, assim sendo, outras variáveis precisam ser analisadas quanto ao seu papel na previsão da escolha do decisor em investigações futuras. Os resultados dos picos de dilatação da pupila, sugerem um aumento na fadiga mental associado a tarefa de Seleção a partir da diminuição do pico de dilatação da pupila nessa etapa e maior nível de atenção e engajamento na tarefa de Eliminação. Além disso, para todas as combinações de critérios, os gráficos de barras obtiveram maiores valores médios de dilatação da pupila e uma sugestão de tendência do emprego de maior nível de atenção para as análises de visualizações com pesos diferentes, talvez pela dificuldade maior quando comparado a pesos iguais. Diante do exposto, foi possível observar padrões de comportamento usuais para melhoramento da relação analista-decisor, bem como sugerir novas investigações futuras.

Externa à Instituição - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Presidente - 1203400 - ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA
Interna - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 10:58