Banca de DEFESA: PAULO GABRIEL SANTOS CAMPOS DE SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO GABRIEL SANTOS CAMPOS DE SIQUEIRA
DATA : 16/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

STOCHASTIC MODEL FOR QUANTITATIVE ECOLOGICAL RISK ASSESSMENT OF OIL SPILLS NEAR FERNANDO DE NORONHA ARCHIPELAGO


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação quantitativa de riscos. Modelagem ecológica. Acidentes marítimos. Modelagem de vazamento óleo no oceano. Análise de variabilidade Bayesiana.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Acidentes industriais, como vazamentos de produtos tóxicos, têm causado danos catastróficos aos ambientes ecológicos (animais e plantas), de modo que se faz necessário um método eficaz de avaliação dos riscos ecológicos. O elevado número de embarcações, incluindo petroleiros que circulam pelo globo, juntamente com eventos extremos como tempestades tropicais além de ciclones devido ao aquecimento global, aumentam o risco de possíveis vazamentos de óleo afetar as ilhas oceânicas. No Brasil, o Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN) possui status de Unidade de Conservação, protegendo espécies endêmicas e mantendo um ecossistema insular saudável. Além disso, as consequências de um derramamento podem ser agravadas, uma vez que o AFN carece de infraestrutura e planos de mitigação para tais acidentes. A metodologia utilizada para quantificar esses riscos é baseada em modelagem populacional estocástica e pode considerar eventos extremos e raros, como vazamentos de óleo. Ela considera tanto a frequência de ocorrência do evento quanto a magnitude dos efeitos ecológicos adversos, sendo capaz de quantificar os riscos ecológicos como probabilidade de extinção (ou declínio) de uma determinada espécie representativa do ecossistema. Além disso, também é possível prever as respostas das populações à exposição tóxica por meio de características como a abundância populacional. Outros modelos são integrados à avaliação: (i) simulação da trajetória do óleo no oceano para calcular a concentração de óleo atingindo o arquipélago, e (ii) análise de variabilidade populacional Bayesiana, com o objetivo de estimar as frequências de ocorrência de acidentes a partir de bancos de dados e opiniões de especialistas. Com isso, podem-se avaliar os riscos ecológicos causados por tais acidentes e resumir esses resultados em categorias de risco para serem facilmente comunicados ao público em geral. Finalmente, os resultados do risco forneceriam informações relevantes que auxiliarão os tomadores de decisão a evitar tais eventos desastrosos e/ou mitigar seus impactos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2732514 - ISIS DIDIER LINS
Presidente - 2766188 - MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA
Externa à Instituição - MARILIA ABILIO RAMOS
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 09:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03