Banca de DEFESA: ALINE AMARAL LEAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE AMARAL LEAL
DATA : 18/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

EFEITO DO DESIGN DE EMBALAGEM NO COMPORTAMENTO DO
CONSUMIDOR: UM ESTUDO EXPERIMENTAL APLICANDO EYE-TRACKING


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Neurociência do consumidor. Design de embalagem. Atenção. Escolha. Eyetracking.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Por ser a embalagem reconhecida como a principal fonte de informação à disposição do
consumidor no momento da compra, ela se apresenta como uma estratégia de marketing
fundamental para diferenciar produtos e atrair consumidores. Em seu design, a embalagem
integra um conjunto de elementos visuais (imagem do produto, logotipo da marca) e verbais
(sabor, peso e outras informações textuais sobre o produto). Enquanto os elementos visuais
estão relacionados ao aspecto emocional das decisões de compra, os verbais estão ligados à
parte cognitiva. Assim, por meio desses elementos de design, os consumidores constroem
uma percepção particular dos produtos e de sua qualidade. Portanto, o sucesso na captação de
clientes no ponto de venda está na utilização-chave desses elementos no design da
embalagem. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar como o posicionamento dos
elementos de design influencia a atenção dos consumidores e se os níveis de atenção afetam
as preferências declaradas. Para tanto, foi conduzido um experimento com noventa e oito
indivíduos utilizando o método de Eye-tracking para obter medidas fisiológicas usadas para
avaliar os níveis de atenção, inferidos através do número de fixações. Além da obtenção de
dados sobre a preferência declarada dos consumidores relativa à posição para cada atributo
no design da embalgem, realizada por meio de testes declarativos. Durante o experimento, os
participantes foram expostos a diferentes combinações de quatro elementos design de
embalagem (imagem do produto, logotipo da marca, sabor e informações adicionais sobre o
produto) distribuídos entre os quatro quadrantes (esquerdo superior, direito superior,
esquerdo inferior e direito inferior) de uma caixa de pizza congelada. O objetivo foi medir
qual dessas posições atrai maior atenção do consumidor. Em seguida, os participantes foram
solicitados a escolher a posição preferida para cada elemento no design da embalagem. Em
linha com a literatura sobre embalagens, identificou-se que a posição dos atributos imagem,
logotipo e sabor altera de forma consistente os níveis de atenção dos consumidores. Nenhum
efeito foi encontrado para o elemento informações adicionais. Com relação à influência da
atenção sobre a preferência, os resultados demonstram que as medidas psicofisiológicas não
coincidem necessariamente com as respostas declaradas dos consumidores em relação ao
design da embalagem. Argumenta-se que tais descobertas podem orientar os gerentes de
marca e designers de produto a propor embalagens mais atraentes para otimizar o sucesso
potencial do mercado. Além disso, discutiu-se a importância de tais pesquisas para
determinar até que ponto os resultados psicofisiológicos correspondem às preferências
declaradas dos consumidores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE PEREIRA MELLO - UNIFEI - UNI
Externo à Instituição - LUCIANO COSTA SANTOS - UFPB
Interna - 1561347 - DANIELLE COSTA MORAIS
Presidente - 2292895 - DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Interna - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 12:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04